CGDDI (Coordenação Geral de Defesa dos Direitos Indígenas)
C/ cópia para:
Ministério Público Federal.
Procuradoria da República.
Comissão de Direitos Humano.
REDE INDIOS ON-LINE.
CIMI (Conselho Indigenista Missionário).
ANAI (Articulação Nacional Indigenista).
CIDI (Corte Interamericana de Direitos indígenas).
Ao Jornal à Tarde, Salvador/ Rádio Sociedade, Salvador/ TV Santa Cruz,
Itabuna/ 99 FM ,Itamaraju e Jornal Porantim, Brasília.

Delatação

Viemos por meio desta delatar a FUNAI (Núcleo Monte Pascoal)
no mando de Zezito Ferreira Santos por crime de prevaricação e falta de
transparência administrativa com o recurso público. Em seu trabalho, o supra citado vem desempenhando na FUNAI um trabalho de ratazanismo com o recurso destinado às comunidades envolvidas. desde sua pose até o momento (mais de dois anos) não houve nem uma prestação de contas junto às aldeias e lideranças indígenas. Pedido esse (prestação de contas) feito ao Senhor Zezito centena de vezes que o mesmo vem negando a cumprir. Informamos para evidenciar as ações infratoras que não temos nem um tipo de controle sobre o recurso destinado ao Núcleo Monte Pascoal. O Sr. Zezito Ferreira Santos vem fazendo da FUNAI Núcleo Monte Pascoal o seu palacete e usando descaradamente a máquina administrativa a favor dos seus cupinchas e protegidos, desta forma jogando o dinheiro público pelo ralo da corrupção. O recurso que chega a FUNAI de Itamaraju não se repassa às aldeias que vem sofrendo com a pobreza crônica e as mazelas sociais vigentes (…)

Vamos fazer uma breve citação no caso do acidente ocorrido na manhã do dia 16/12/06 ás 6:00 AM por um veículo oficial da FUNAI um Fiat que estava sendo conduzido por Alfredo Santana (cacique da aldeia Boca da Mata); segundo o cacique ele tinha autorização da Administração do NAL de Itamaraju para está com o veículo, mesmo não sendo do quadro da FUNAI, Alfredo Santana após passar a noite em uma festa que estava acontecendo na aldeia Boca da Mata, estava voltando às 6:00 Hs. Da manhã desgastado físico e psicologicamente pois tinha ingerido bebidas alcoólicas durante toda noite, ao fazer uma ultrapassagem indevida, colidiu causando um nefasto acidente, fazendo uma vítima fatal. Diante desses e outros casos com veículo oficial sendo utilizado para farras de finais de semana, a má
aplicação dos recursos e incapacidade administrativa do senhor Zezito
Ferreira é que pedimos urgência na apuração dos Fatos, pois estamos cansados de assistir passivamente esses episódios e nada podemos fazer contra os infratores. Por isso requereremos das autoridades competentes urgência na apuração dos fatos e na solução dos mesmos. Pois uma revolta está preste a acontecer se não houver uma elucidação das infrações cometidas pelos violadores das leis constituídas. ambicionamos uma auditoria na FUNAI Núcleo Monte Pascoal pelo procurador da FUNAI Brasília.

Comunidades Indígenas Pataxó.
“Edmundo Santos” conaferd@hotmail.com