Muito dos desequilíbrios ambientais; detectados nos ecossistemas, ocorrem de maneira natural, independentemente da presença do ser humano, como as enxurradas, provocadas pela água das chuvas, que podem arrastar substancia orgânicas naturalmente presentes no solo e, estar depositadas nos rios, chega a provocar uma desoxigenação da água. Isso causa a proliferação de bactérias que, ao se alimentarem, consomem oxigênio e expelem o gás carbônico. Provocam ainda a erosão do solo que é altamente prejudicial à agricultura, pois corrói o solo arável, desmanchando os torrões e arrastando a terra para outros lugares.
Os grandes problemas provocados pela falta de conscientização, que enfrentamos em Pankararu, é a degradação do Meio Ambiente, que destrói a natureza,
a desmata, que ajuda bastante na destruição do solo, provocando desmoronamento não só afeta o solo, como afeta também as nascentes de água, onde nós podemos ter um aproveito de todas essas nascentes, que é de grande importância para os animais e para todos nós, principalmente para um lindo sítio de mangueira, onde se localiza todas as nascente de Pankararu.
Ainda tem alguém que não esta sabendo o que é preserva o Ambiente; nós que já estamos sabendo o que é preservação ambiental, devemos conscientizar todos, para melhorar cada vez mais a qualidade das nossas terras. Assim nós podemos ver nossas crianças crescendo, junto com a natureza. A maior parte da destruição ambiental em Pankararu, é atraída pela natureza e, principalmente pelos agricultores, que na época da plantação, não tomam os devidos cuidados, saem, fazendo queimadas, derrubando árvores.
O fator preservar é muito importante, devemos alertar o nosso povo, para questões de preservação como: o crescente acúmulo de lixo, desde muitos anos atrás, o desmatamento, entre outros. Para assim podermos ter a nossa segurança, que é a natureza sadia, usufruir da terra e do ar puro.

Rosivaldo