Este ensaio de vídeo foi gravado no Fórum Social Mundial no dia 28 de Janeiro, a etnia Waiãpi apresenta a dança no acampamento dos povos indígenas. Nessa noite foram várias apresentações das etnias.

Por Indianara-Kaiowá

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Este é uma amostra muito importante para todos nós, ver as raças indígenas participando no FSM2009 em Belém do Pará. Infelizmente a pessoa que fez esta gravação não foi feliz na qualidade do mesmo.

  2. Olá parentes,
    Parabéns pela cobertura ágil e bonita do Fórum Social Mundial, a cada dia aprendemos um pouco mais. Concordo com o comentário do Elson, a qualidade dos vídeos postados via celular precisa melhorar, mas isso vai acontecer naturalmente, quando aprendermos mais e dominarmos melhor as ferramentas tecnológicas. Vamos em frente, errando a gente também aprende!!!Mais importante é podermos acompanhar o espírito de unidade na diversidade que estamos vendo que houve no Fórum Social Mundial. A esperança deque outro mundo é possível, se os povos se unirem e construírem coisas em benefício de todos! Parabens aos etno jornalistas de indiosonline!

  3. Português, filho de Mãe de Cabo-Verde, felicito-vos pelo trabalho feito.
    Tenho alguns amigos índios do Peru com quem muito tenho aprendido sobre as suas montanhas e seus costumes ancestrais. Uma família vive aqui em Portugal, perto de Lisboa.

    Quanto ao vídeo, de facto foi pena a falta de luz não ter ajudado.

    Sei que é muito fácil falar quando se não está a viver os problemas, mas permitam-me uma sugestão:

    Há falta de informação na Europa sobre as realidades dos povos índios do Brasil – como também de todas as Américas – e alguns vídeos cuidados colocados neste Portal seriam de grande ajuda para vencer a barreira de ignorância que por cá existe.
    Como temas, além duma descrição da situação real das etnias, será bom mostrar os usos e costumes – tenho especial interesse em relação a problemas de saúde (vão-se perdendo conhecimentos sobre remédios tradicionais e plantas medicinais) -, lendas e contos tradicionais (que também tendem a ser esquecidos com a adaptação a novas realidades), música, canções (com respectivas letras em versões original (transcrita em grafia portuguesa) e traduzidas.) e danças.
    Evidentemente, cada vídeo terá maior utilidade se for acompanhado de texto escrito onde se dê explicação sobre o que nele se não possa mostrar (caso dos textos das lendas ou das letras das canções, por exemplo).

    Mais uma vez, parabéns pelo trabalho de Índios On Line.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here