Jornalismo Étnico

Objetivos
O objetivo da oficina “Jornalismo Étnico” é incentivar índios e índias a usarem a escrita para contar, com o seu estilo, suas experiências e suas reivindicações. Conversaremos sobre como um jornalista escreve uma notícia e como o índio é visto nos meios de comunicação. Vamos estimular os participantes a se posicionarem diante da imprensa, usando a Internet para se comunicarem com os jornalistas.
A quem se destina
A oficina “Jornalismo Étnico” se destina a índias e índios com idade superior a 16 anos, que tenham conhecimentos básicos de informática e 6 horas por semana disponíveis para escrever, debater e pesquisar na Internet textos sobre os índios.
Metodologia
A oficina será on line e teremos três turmas de chats que serão sempre das 18 as 19:30 horas: a truma da segunda, a da terça e a da quinta feira. Nos “chats” debateremos e construiremos em forma compartilhada textos.Na Oficina incentivaremos que o participante escreva textos de acordo com as motivações que surgirem a partir da reflexão sobre a sua realidade (trabalho de campo). Estarão disponíveis para os interessados matérias de sites relacionados ao jornalismo étnico.
Conteúdo
 Estimular a criação de textos. Dicas de cuidado com o texto. SobreÞ que assunto você teria vontade de escrever? Quem você gostaria de “brincar” de entrevistar?
 Oportunidade para pensar sobre como a imprensa escreve sobre osÞ índios. A maneira que eles usam está certa, errada ou mais ou menos? Quais portais são interessantes para pesquisar?
Transmitir a opinião sobre o que é publicado na imprensa para os jornalistas. O que os índios e os não-índios podem ganhar com esse diálogo?
Critérios de Avaliação
A avaliação da oficina será feita em conjunto pelos participantes e a facilitadora durante os “chats”. A idéia é que a opinião, a sugestão e a crítica de cada um sejam dadas no decorrer do mês para que possamos aproveitar a oportunidade dessa oficina da melhor forma.
Período
O curso será realizado de 20 de Novembro a 20 de Dezembro de 2006.
Carga Horária
40 horas cátedra (mínimo de 30 horas relógio)

Oficineira
Lilian Calmon (liliancalmon@hotmail.com), jornalista. Interessada em compartilhar experiências de vida. Tem como proposta estimular a escrita e a divulgação das idéias de índias e índios também para os não-índios, aproveitando a Internet para isso.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here