Curso de Licenciatura Intercultural Indígena no Estado do Ceará para Professores e Lideranças Indígenas.

Vários professores indígenas do Estado do Ceará que passaram no vestibular da UECE – Universidade Estadual do Ceará estão reunidos na terceira etapa do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena no período de 18 a 20 de fevereiro nos polos de Maracanaú, Caucaia e Cratéus.

As aulas realizada no polo de Crateús deu-se inicio no dia 18 de fevereiro na Escola Diferenciada de Ensino Fundamental e Medio Raizes Indígenas com a Disciplina Estrutura e Gestão das Escolas Indígenas, orientada pela Professora Jeannette Filomeno P. Ramos. Durante a execução desta disciplina mereceu destaque o estudo das leis que asseguram a Educação Escolar indígena e Diferenciada, onde nós professores tivemos a opotunidade de tirarmos nossas duvidas sobre a Constiuiuçao Federal Brasileira de 1988 com enfase nos artigos sobre a Educação Escolar Indígena, bem como a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996 entre outras.

Hoje dia 20 de fevereiro de 2011 estamos estudando a Disciplina de Arte e Educação orientada pelo professor Sergio Marques, e após, esturdarmos a teoria iniciamos os trabalhos do dia com aulas praticas, merecendo destaque o trabalho com argila que já é tradição em algumas aldeias indígenas do Estado do Ceará. Foi um momento de concentração, pois cada professor indígena se inspirava em suas aldeias para fazer o melhor trabalho. Foi também o momento de discontração com muitas rizadas a cada objeto que era construido e segundo a sábia Helena Potigura de Crateús “ Nossos olhos Precisam ver coisas para alegrar os nossos corações”.

Abraços em todos, cacique Jorge Tabajara de Poranga Ceará