No povo Pankararu, é freqüente a pratica, de cura tradicional, pois essa pratica, já vem de varias gerações passadas, antes de um Pankararu, procurar a cura convencial,
primeiro procura a tradicional, que é simplesmente, a cura através de ervas medicinais.
Umas das ervas mais usadas, e a casca da quixabeira, que serve como antiinflamatório, e o modo de preparar, é muito simples, e só tirar a casca, de quixabeira e deixar dentro, de um copo de água, de um dia para outro. E depois desse processo, não tem garganta, inflamada e nem ferimentos que não cure, pois a quixabeira, pode ser ingerida, oralmente, como também pode passar, o liquido, encima do ferimento. E para curar febre, resfriado e catarro no peito, e muito utilizado, o lambedor “xarope” de marmeleiro, o marmeleiro é uma planta, de folhas grandes, e para fazer o lambedor. É só retirar as folhas do marmeleiro e ferver em um pouco de água e mel de abelha, e quando o caldo ficar grosso, é só retira do fogo, espera, esfriar, e assim está pronto para beber.
Mais se a quixabeira, e o lambedor de marmeleiro, não fizer efeito o povo Pankararu, procura ajuda medica.
A sabedoria da cura tradicional passa de pai para filho, e por isso a cura tradicional e muita respeitada, mais não e só por isso, que e a mais utilizada mais porque também o atendimento médico local, e muito precário ineficiente. E por essa causa, e por preservar uma cultura viva, o povo Pankararu preserva a prática, de cura tradicional, até os dias de hoje.

Solange Monteiro dos Santos

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom saber que voces preservam essa sabedoria. Valorizo as curas naturais, eu vejo muitos dos remedios dos “brancos” como só paleativos… Remedios de superficie, curas do sintoma…mas nao da causa, da raiz… Vejo eles como muito artificiaes e as vezes ate prejudiciaes para os homens. Tenho certeza que cada vez mais o Mundo esta buscando esse tipo de Cura quie voces praticam. preserve, resgate, incentive, que alem de curar voces, de manter seu povo forte , voces poderao estar ajudando outras pessoas e com certeza irao ser recompensados por isso. Parabens pelo seu trabalho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here