O Tohé é um ritual praticado por todos os povos Indígenas, porém com nomes diferentes: como Tohé, Awê, Poranci, e outros. Ele é um ritual na qual expressa nossos momentos de fé, alegria, luta, resistência, e até mesmo nossos momentos de tristezas.
Na nossa Aldeia o Tohé é cantado no idioma e na língua dominante. Esse ritual é praticado na Aldeia Pataxó Hãhãhãe em dias diferentes da semana. Esse ritual estar com nos, em todos os momentos de nossas vidas, pois é nosso fortalecimento. Quando estamos alegres cantamos e dançamos, pois nesse ritual estamos agradecendo ao nosso Pai Tupã por tudo de bom que tem feito pelo nosso Povo, nos nossos momentos de luta e resistência também praticamos, juntamente com a fé que temos em Tupã, em nossos ancestrais, e na força da mata,e através do nosso ritual que conseguimos expulsar todo de ruim que estar em nossas volta, poder buscar os nossos objetivos.
O ritual também é praticado nos nossos momentos de tristezas, por exemplo na perca de um parente, ou quando não conseguimos alcançar o objetivo, pois é com o ritual que levanta o animo dos guerreiros, para que assim possa recomeçar uma nova luta.

Itohã Pataxó (Edmar)
itohapataxo@hotmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here