Nós indios pankararu, temos uma cultura muito forte e viva, e grande parte de nossa comunidade vive em harmonia, ou seja, nós somos unidos. Por esse motivo quando somos articulados para as lutas em prol do bem-estar de nossos irmãos, não nos omitimos, a lutar pelos nossos direitos como índios. Porem não é só nas conquistas, que nos unimos, mas somos unidos também em nossas práticas de cura de doentes.
Quando um índio pankararu fica doente, procuramos um dos vários curandeiros, que temos em nossa aldeia onde o mesmo realiza a prática de cura, fazendo um ritual ou aplicando um tratamento com algumas plantas e ervas medicinais existentes em nossa aldeia.
Na prática de cura através de ritual, o curandeiro reza uma oração, pedindo a Deus a saúde do índio doente, ou reza para os encantados, para diagnosticar qual o tipo de mal espiritual que possa ter o índio, fazendo isso o pajé identifica quais os procedimentos a se realizar, com o tratamento com plantas ou rituais. Só em casos especiais os pajés atribuem a saúde do índio a um ritual sagrado em si, chamado de menino do rancho, e três rodas.
Na pratica de cura, através de rituais, plantas e ervas medicinais, os pajés rezam suas orações e não encontram necessidade de um ritual sagrado, então receitam apenas banhos feitos com ervas, para o tratamento do índio doente.
Dessa maneira o povo pankararu, vive em harmonia consigo e estabelecem uma relação harmoniosa com os encantados da aldeia.

Ronaldo Jose dos Santos
E-mail: ronaldpank@yahoo.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

28 COMENTÁRIOS

  1. Olá Ronaldo,
    Eu achei muito bom o seu artigo sobre o cuidado com a saude espiritual. Eu estudei sobre educação na saúde e acho muito importante que a saude seja entendida nos aspectos físico, emocional, mental e espiritual. Todas essas partes estão unidas entre si e formam a saúde da pessoa. Ter os pensamentos limpos e respeitar os valores tribais é uma boa maneira de estar em paz com os encantados, isso é ter saúde espiritual e mental. Respeitar a hierarqueia da aldeia,a palavra dos mais velhos, tratar bem as mulheres e cuidar das crianças é ter saúde emocional. Ter paciência,ser honesto, ouvir os mais velhos, ser gentil com as pessoas é uma forma de manter a saúde também. Fazer atividades físicas, plantar, roçar, colher, dançar, jogar futebol e os outros jogos são ótimos também para a saúde. As ervas de cura conhecidas pelos pajés curam as doenças já conhecidas do povo indígena. Mas tem doenças novas,causadas pela falta dos bons alimentos, da caça, da pesca, ou que o convívio com os brancos trouxeram e é preciso também estudá-las, a obesidade, a hipertensão, a tuberculose, a aids e tem coisas que chegam na aldeia trazidas pelos não índios que não são boas prá ninguém: a cachaça, o crack, a maconha,o cigarro. Esses males já dizimaram várias tribos indígenas de outros países.

  2. Amigo, Tua materia é muito boa! Gostaria que voce ficasse um pouco no chat, pedindo para os indios comenta-lá. Sua materia merece ser leida com muita atencao por todos os indios, seria muito bom compartilharmos a reflexao dos pontos que ela traz.
    Vai!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here