A terra é a mãe do índio ( Cacique Domingos-Potiguara- Aldeia Jacaré de São Domingos).
Nosso planeta é um presente precioso, para todos os humanos. O planeta Terra é como uma pequena nave viajando silenciosa pelo universo.Só temos esse planeta, com as condições essenciais à vida dos seres humanos. Cada coisa na natureza tem uma energia importante para a vida: a terra, o fogo, a água, o ar, as plantas, os animais, as pedras, os minerais, os homens…A importância de cada um desses elos está no equilíbrio entre eles. Quando o equilíbrio não acontece, ocorre a desarmonia, são mundos que morrem dentro do mundo. Quando se faz uma queimada na floresta, morrem as matas que dão os remédios de cura para todos os seres vivos e morrem também os seus habitantes, animais, insetos, pássaros. Quando se corta as árvores sem plantar outras iguais, para vender a madeira, contribuímos para o desequilíbrio no ambiente. Quando se corta as matas nas beiras dos rios, ele fica assoreado, quer dizer que sem as matas ciliares que seguram as bordas dos rios, o seu leito aparece, onde era fundo fica raso, a areia do rio aparece, como se a água se espalhasse por não ter mais como se conter dentro do leito do rio…A água de beber (água potável), de cozinha , de banhar é um bem precioso que vem da natureza, vamos cuidar dos rios, lagos, olhos d’água, todo riacho é uma benção!
Vamos cuidar bem do mundo ele é de todos e para todos! Não jogue o lixo na água.
É a Mãe Terra também quem nutre, acolhe, dá materiais para fazer a habilitação, os móveis, os alimentos, a água para beber, cozinhar, tomar banho, cuidar da higiene e da saúde. E que nos recolhe, quando nossa caminhada em cima da terra findar.
Cuidar do planeta é mais do que uma obrigação, ou de consciência, ou de sobrevivência,é um ato de profunda gratidão.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Quero parabenizá-lo pelo excelente texto. Estava a procura de um bom material para formatar um pps que divulgasse a cultura indígena. Conheci o Sebastian na III BIENAL DO LIVRO DE ALAGOAS e ele me apresentou este maravilhoso portal de divulgação da cultura nativa brasileira. Hoje enviei para ele o pps que formatei com o seu texto. Se me permitirem, divulgarei entre meus contatos, que chegam a quase 100. Sou professora de Português, aposentada, e quero contribuir para a conservação do nosso Planeta, divulgando bons textos. Cumprimento-os, cordialmente, Solange M. C. Silva

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here