Todo ano durante 04 semanas, entre os meses de fevereiro e março, é realizado a Corrida do Imbu no povo indígena Pankararu, localizado entre os municípios de Tacaratu, Jatobá e Petrolandia – PE, essa tradição não tem relatos do ano que se iniciou, assim acreditamos que é uma cultura milenar. A corrida tem o objetivo de festejar a safra do Umbu mais conhecido no povo Pankararu como Imbu, e também é um ritual de purificação dos índios Pankararu, onde dançam com o cançansão (tipo de urtiga) pasando nas próprias costas.
Esse ano de 2009 foi dado inicio nesse domingo dia 22 de Fevereiro, e vai acontecer até o dia 15 de março, sempre aos sábados e domingos.
Assistam a dança do cançansão.

Imagem de Amostra do You Tube

Ayda Pankararu

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Aqui na cidade grande esta tendo CARNAVAL… Um ritual que nos ultimos anos foi se desvirtuando e desvirtuando… que muita gente já não quer participar… porque en vez de consagrar a alegria… promove a baixaria….

    O ritual de voces parece ter SENTIDO e PUREZA.
    No video fica claro a concentração, dedicação e entrega das pessoas… A Comunhao entre eles e com a Natureza!

    Acredito que para as culturas que tem rituais é muito importante sua preservação… E para aquelas que quase não tem ´eimportante que se crien rituais POSITIVOS!

    Grato pela excelente materia e pelo video documentario!

    Sebas

  2. Parabéns Ayda pelo excelente vídeo, os Pankararús estão nos surpreendendo cada vez mais , com toda essa exposição ao alcance de todos que quizerem conhecer a riqueza cultural de vcs , e desmistifiocando a imagem dos indios nordestinos , como sendo povos em processo de perda de cultura. Olha só o engano , para quem quizer conferir e se maravilhar com toda essa explosão de cultura. Fantástico!!!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here