CORPO COLETIVO TRIBAL

O Cacique Otávio Nidé, dos Kariri-Xocó, ancião que me instruiu na tradição, falou para mim: “Nós somos um corpo só”, a comunidade vive como se fosse um “índio gigante”. Isso quer dizer que somos um corpo coletivo social, tendo a nossa forma própria de se organizar. As lideranças são a voz do povo, o Conselho Tribal é a cabeça das decisões. Os chefes de Famílias as articulações, os Chefes de Casas os organismos de sustentação na base, a Comunidade a união de todas as partes formando o corpo da tribo. Temos ainda instituições sociais, o mutirão funciona como o braço de ação para realizar as atividades cotidianas. A cultura é nosso espírito ancestral, os cantos , danças, religião e arte. A língua é o veículo de comunicação, como uma canoa de navegação, na migração dos tempos , guarda registros dessa passagem no mundo. Hoje podemos fazer associações comunitárias, mas nunca devemos esquecer nossa forma indígena de se organizar. Muita coisa mudou, podemos fazer atualizações neste tempo, conservando o essencial, sem descaracterizar o autêntico.

Falando Sobre nossa forma de nos organizar, sobre a atualidade, vou deixar uma pergunta e apresentar um grande tema para nos debatermos, para nos trocarmos idéias… José Strabeli é um coolaborador do ARCO DIGITAl que estará facilitando nosso debate sobre Associações

1) COMO É O GRANDE ÍNDIO DE SUA COMUNIDADE? Como esta? Com é? Como funciona? Isso poderá ser uma matéria que você poderá escrever no seu caderno e depois agente partilha…

2) Na sua Comunidade há Associações? Cooperativas? Como funcionam?

Abraços Nhenety

ASSOCIAÇÕES

É comum dizerem que associação é uma forma de organização criada pelos brancos e que não é muito adequada às formas tradicionais de organização indígena. Por outro lado, para serem reconhecidos perante os órgãos públicos, assinar contratos de projetos e convênios, cada vez mais as aldeias ou povos indígenas têm se organizado dessa maneira.
“Associação é como ferramenta de trabalho. É ferramenta de trabalho dos brancos que precisa ser mais bem entendida para que com isso se fortaleça cada vez mais”.

Uma ferramenta precisa ser bem feita e de bom material. Quem a utiliza, precisa saber para que ela serve e como manejá-la para atingir seu objetivo.

Com esta matéria queremos dialogar sobre:

1) Como os índios têm se apropriado dessa ferramenta criada pelos brancos e transformado também em uma ferramenta indígena?

2) Qual é o papel e a importância das associações dentro da organização dos povos indígenas? Como estão funcionando, quais as dificuldades que têm sido encontradas, quais os resultados que têm sido conseguidos para a melhoria das condições de vida?

3) Como podemos melhorar o entendimento sobre essa ferramenta? Como utilizá-la melhor? Como conseguir melhores resultados?

Aqui não tem professor e não tem aluno. Todos contribuem com o que sabem.
Vamos trocar conhecimentos e experiências.
Vamos dialogando por aqui mesmo! Comentem!

José Strabeli
strabeli@socioambiental.org

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O cacique Òtavio estar certo “somos um corpo só”,assim como nossa comunidade é uma só alma,”sem dúvida nenhuma meu caro se o chefe de família,consenho tribal e lideranças não articularem bem,não tiver a cabeça no lugar e não ter uma voz altiva o pobre chefe de casas não poderar ter uma boa base para boa formação de um corpo saudavél, de onde surgirar união e uma excelente organização”
    Nhenety: voce ouve guando deve ouvir e faz o que manda a razão, razão essa que só nos taz bons conselhos e ótimos ensinamentos!!

    lian!!!

  2. Como todos sabem isso que o cacique Otávio Nidé estava falando é pura verdade a comunidade um corpo gigante mas um comunidade unida nos sabemos que muitas etnias por não estar unidas por isso estão sofrendo nos sabemos que a base para formação de um corpo saudavél é a união para isso devemos nos organizar.este ancião é muito querido em karirixocó nois conhecemos como tio tavio.

    inucenciokaririxoco!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Atualmente este “Índio Gigante”,tem configuração social, hábitos, costumes,profissões,de acordo com os tempos de hoje.Se por ventura alguns índios de sua comunidade beber muita bebidas,o Índio Gigante ficará alcólatra.Portanto o Índio Gigante traz a cara de sua comunidade,tanto de caráter positivo ou negativo,depende de nós,unir o povo com a mais pura energia,construtiva para um mundo melhor.Se seu Ìndio Gigante mora no sertão ele tem hábitos dos índios sertanejos,come imbú,mora na caatinga,e bebe água de poço sofre muito para sobreviver, tem rosto nenrrugado pelo sol.Para aquelas tribos que mora nas margens de um rio o índio tem caracteres de pescador, conhece de peixes, uma tendência cultural puxada pela sua vocação natural.Na região de Mata Atlântica o Índio Gigante é robusto pela fartura de caça e pesca, pelo clima ameno,suave menos sofredor.Vamos todos conscientizar nossos jóvens para fazer uma articulação social,cada uma pessoa da tribo assumindo seu função(cargo,papel,responsabilidade),vamos minha gente esse tempo de hoje é de nossa geração, vamos fazer história, os velhos do passado já fizeram a parte deles.Nhenety.

  4. O cacique Ótavio está certo “somos um corpo so pois com nossa comunidadeé uma só alma “pois sem duvida nenhuma meu caro se o chefe da familia ,conhece tribol ou lideranças não tiver cabeça no lugal não ter voz altiva para se orgonização.
    Pois faz manda razão.razão isso que só bons conselhos!

  5. o bom lider deve sim ter acabeçafeita e aberta tambem a novas opinioes e juntos somos um corpo pois a comunidade e uma so familia ou seja todos nos indios somos da mesma familia, todos parentes de diferentes naçoes.
    “diferentas mas iguais , ja que as diferenças fazem a diferença.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here