CORPO COLETIVO TRIBAL

O Cacique Otávio Nidé, dos Kariri-Xocó, ancião que me instruiu na tradição, falou para mim: “Nós somos um corpo só”, a comunidade vive como se fosse um “índio gigante”. Isso quer dizer que somos um corpo coletivo social, tendo a nossa forma própria de se organizar. As lideranças são a voz do povo, o Conselho Tribal é a cabeça das decisões. Os chefes de Famílias as articulações, os Chefes de Casas os organismos de sustentação na base, a Comunidade a união de todas as partes formando o corpo da tribo. Temos ainda instituições sociais, o mutirão funciona como o braço de ação para realizar as atividades cotidianas. A cultura é nosso espírito ancestral, os cantos , danças, religião e arte. A língua é o veículo de comunicação, como uma canoa de navegação, na migração dos tempos , guarda registros dessa passagem no mundo. Hoje podemos fazer associações comunitárias, mas nunca devemos esquecer nossa forma indígena de se organizar. Muita coisa mudou, podemos fazer atualizações neste tempo, conservando o essencial, sem descaracterizar o autêntico.

Falando Sobre nossa forma de nos organizar, sobre a atualidade, vou deixar uma pergunta e apresentar um grande tema para nos debatermos, para nos trocarmos idéias… José Strabeli é um coolaborador do ARCO DIGITAl que estará facilitando nosso debate sobre Associações

1) COMO É O GRANDE ÍNDIO DE SUA COMUNIDADE? Como esta? Com é? Como funciona? Isso poderá ser uma matéria que você poderá escrever no seu caderno e depois agente partilha…

2) Na sua Comunidade há Associações? Cooperativas? Como funcionam?

Abraços Nhenety

ASSOCIAÇÕES

É comum dizerem que associação é uma forma de organização criada pelos brancos e que não é muito adequada às formas tradicionais de organização indígena. Por outro lado, para serem reconhecidos perante os órgãos públicos, assinar contratos de projetos e convênios, cada vez mais as aldeias ou povos indígenas têm se organizado dessa maneira.
“Associação é como ferramenta de trabalho. É ferramenta de trabalho dos brancos que precisa ser mais bem entendida para que com isso se fortaleça cada vez mais”.

Uma ferramenta precisa ser bem feita e de bom material. Quem a utiliza, precisa saber para que ela serve e como manejá-la para atingir seu objetivo.

Com esta matéria queremos dialogar sobre:

1) Como os índios têm se apropriado dessa ferramenta criada pelos brancos e transformado também em uma ferramenta indígena?

2) Qual é o papel e a importância das associações dentro da organização dos povos indígenas? Como estão funcionando, quais as dificuldades que têm sido encontradas, quais os resultados que têm sido conseguidos para a melhoria das condições de vida?

3) Como podemos melhorar o entendimento sobre essa ferramenta? Como utilizá-la melhor? Como conseguir melhores resultados?

Aqui não tem professor e não tem aluno. Todos contribuem com o que sabem.
Vamos trocar conhecimentos e experiências.
Vamos dialogando por aqui mesmo! Comentem!

José Strabeli
strabeli@socioambiental.org