O Cacique Otávio Nidé, dos Kariri-Xocó ,ancião que me instruiu na tradição, falou para mim: ” Nós somos um corpo só “, a comunidade vive como se fosse um índio gigante”. Isso quer dizer que somos um corpo coletivo social, nossa forma própria de se organizar. As lideranças são a voz do povo, o Conselho Tribal é a cabeça das decisões. Os chefes de Famílias as articulações,os Chefes de Casas os organismos de sustentação na base, a Comunidade a união de todas as partes formando o corpo da tribo. Temos ainda instituiçõe sociais, o multirão funciona como o braço de ação para realizar as atividades cotidianas. A cultura é nosso espírito ancestral, os cantos , danças, religião e arte. A língua é o veículo de comunicação, como uma canoa de navegação, na migração dos tempos , guarda registros dessa passagem no mundo . Hoje podemos fazer associações comunitárias, mas nunca devemos esquecer nossa forma indigena de se organizar, muita coisa mudou, podemos fazer atualizações neste tempo contemporâneo, conservando o essencial, sem descaterizar o autêntico. Não sou sábio, conto o que vém dos ancestrais.

Abraços Nhenety.

Nhenety Kariri-Xocó

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Eu gostaria de saber o significado da palavra IÇÁ, pois estamos fazendo uma peça e nossa célula no PARANÃ é sobre o rio IÇÁ, que fica na Bacia Amazônica, mas até o momento não conseguimos saber o significado da palavra.
    Vocês poderiam nos ajudar?
    Desde já agradeço pela atenção
    Eliane

  2. nhenety parabens vc sempre preocupado com o presente, prevendo o futuro e conservando o passado que é nossa base de conhecimentos para tudo que vamos fazer.

    parabens mais uma vez irmão.
    abraços Noberto pankararu (Cõanpank)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here