A coordenação de apoio pedagógico, do ensino fundamental II e o EJA, tem o intuito de contribuir para efetivação de uma educação escolar indígena de qualidade, e o fortalecimento das escolas indígenas Pankararu, os professores e coordenadores na expectativa de repassar a nossa pratica pedagógica, juntamente com demais professores, discutiram a respeito das diversas temáticas pertinentes ao currículo, e ao projeto político pedagógico do povo Pankararu, sem com isso desconsiderar o que diz a Proposta Curricular Nacional, uma vez que o principal objetivo Pankararu é formar alunos, para a vida, tendo como base uma visão macro do mundo, a partir da educação adquirida nas escolas indígenas Pankararu.
Durante as reflexões, as temáticas pertinentes apresentadas e discutidas foram currículo por competência, interdisciplinaridade, competências e habilidades, concepções norteadoras de uma proposta curricular para o EJA, textos leituras de sensibilização. Que pessoas queremos formar? De Guiomar Mano de Mello – revista Nova Escola, Mensagem de Conforto/ Receita para Melhorar – de André Luiz, Protocolo: perceber-se interdisciplinar – de Maria Elisa de M.P Ferreira, Vale apena ser Professo (a) – de Maria Waleska Cruz, Sucesso na aprendizagem fortalece o aluno para vida – de Guiomar Mano de Mello – Revista Nova Escola, É preciso sentir a mudança lá dentro – adaptação do poema de Antonio Ferreira de Andrade.
Vale ainda ressaltar o empenho e o compromisso, dos professores Pankararu durante as atividades propostas, por esta coordenação, e sem contar que todos os desenvolvimentos dos trabalhos são registrados, em forma de relatório escrito e entregados pelos professores participantes.

Os professores e coordenadores Pankararu, acreditam que a educação deve formar seres aptos para governar a si mesmos, e não para serem governados pelos outros, pois como já dizia Paulo Freire “a valorização da cultura do aluno é o caminho para a conscientização política e a aprendizagem”.

Antonio José dos Santos (Dá Chica)
Coordenador Pedagógico Pankararu

Mariana Gomes Julião de Oliveira.
Coordenadora Pedagógica Pankararu.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Parabenizo a nação Pankararu por ter um grande numero de bons professores que trabalham solidariamente pela beleza de sua nação!
    COEP e professores indigenas… Este espaço, este portal esta aberto para voces! Agradecemos vossa força para a contrução comum da educação indigena, ficamos a disposição e abertos para suas sugestões.
    Fico feliz de ver “da chica” e reiteiro que as portas estao abertas!
    abraços

  2. Exelente!!!!!!!!!!
    Que pessoa queremos formar???? Esta é a grande questão!
    Qual nossa busca?
    Qual nosso objetivo?
    Como caminhar para alcança-lo?
    É este o caminho…Pensar…agir…pensar…agir…
    CAMINHAR…TROCAR…
    Um grande abraço a todos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here