No dia 08 de fevereiro, houve um grande protesto na cidade de Brasília em frente ao Congresso Nacional. Indígenas e povos agricultores moradores da região do Belo Monte protestaram contra a construção da Usina do Belo Monte.

A execução do projeto ainda implicará na inundação de uma área de 506 quilômetros quadrados e provocará o deslocamento de cerca de 50 mil índios e camponeses, segundo afirmam os movimentos sociais.

O cacique Raoni Metuktire da tribo Kaiapó, um dos Grandes Líderes indígenas do Brasil e do Mundo, esteve junto com representantes do movimento e seguiram até o Palácio do Planalto para entregar um abaixo-assinado com cerca de 500 mil assinaturas pedindo a paralisação das obras em Altamira, como podemos ver na fotografia divulgado pela imprensa da Presidência da República.

As obras foram licitadas em abril de 2010 em meio a ações judiciais entre grupos que se opõem à hidrelétrica e o Governo, que conseguiu realizar o leilão e concedeu o projeto a um grupo formado pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), a construtora Queiroz Galvão e outras seis empresas.

FOTO: httpxingu-vivo.blogspot.com
Mais informações:
http://plattformbelomonte.blogspot.com/
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Blog/belo-monte-e-a-licena-parcialmente-explicada/blog/32734
http://blog.planalto.gov.br/governo-recebe-representantes-indigenas-para-tratar-da-usina-hidreletrica-belo-monte/

NÃO AO BELO MONTE de PROBLEMAS!!!!!

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Indígena do Povo Tukano. Natural de São Gabriel da Cachoeira- Amazonas- Brasil. Estudante de Biologia pela Universidade de Brasília- DF

7 COMENTÁRIOS

  1. Amigo, Luiz Tukano.
    Parabéns pela Matéria, é com a união de nosso povo que conquistamos as nossas vitórias.
    A construção de Belo Monte é SUICÍDIO, e isso todos nós sabemos. Mais o pior é que os “homems do Poder e do Dinheiro” não ligam pra isso.
    Vamos a LUta, a Luta Continua até o ultimo Índio.

  2. Todos nós temos que nos unir contra essas decisões que só prejudicam nós povos indígenas.
    Quais povos serão a próxima vítima da ganância?
    Nós somos “donos” destas terras,e no entanto, eles querem fazer com elas o que bem entendem. Isso é um ABSURDO!!!
    É a transposição e agora Belo Monte. O que será da próxima vez?

  3. Á construcao de Belo Monte diz respeito ao povo brasilieiro tambem, fico triste de saber que existe seres humanos capazes de fazer um grande mal, isso me lembrar o imperador Nero, mas agora em vez de cinza vamos ter lama ou pior nao entendo geografia ou geologia, Deus tenha piedade e nos liberte desse grande terreror,
    e o dominio da televisao desvia nossa atensao para futebol, drogas e historias da carochinha, novelas e filme irreais onde os atores nao sao tipicos brasileiros…receitas de comidas e outras baboseira.
    Nao sou india, mas sou bisneta por parte de mae e pai tenho orgulho como tambem de ser de portugues e espanhol, meus bisavos nao ficaram no poder eles se apaixonaram por um linda india, e casaram dignamente com elas. Tiveram filhos netos e bisnetos, que sao brasileiros. E assim existe milhares de brasileiros com a mesma historía.´
    Hino dos jovens brasileiros.
    “MEU PARTIDO E UM CORACAO PARTIDO…
    IDEOLOGIA EU QUERO UMA PARA VIVER”,
    Boa Sorte para todos nos brasileiros.

  4. Muito profundo seu pensamento Sandra, estaremos juntos nessa luta….e tomara que um dia todos possam estar felizes novamente, longe das ambições!!

    Saudações!

  5. obrigado amigo! tambem penso como voces, pois meu coracao e indio tambem, eu gosto de escutar musicas indigenas no you tube admiro a forca e garrra deles cantando com tanto forca para todo o mundo nas ruas, eles cantam com o poder dos espiritos ancestrais olhando para o ceu de cabeca erguida e issso que os fortalece cada vez mais, de todo o continente americano de todos os indios nao importa qual e a patria, sao todos indios admiro todos
    pela luta constante e pela cultura..
    adoro tapioca, manga, caju e o cheiro da natureza voces indios sao corajosos por morar na selva para bens para voces e aos meus antepassados.
    Boa Sorte para o Brasil! Nós

  6. Hoje eu tive o prazer de ver o filme povos do xingu contra a construcao de Belo Monte!
    e parabens pela materia, gostaria de poder estar presente e também passar meus sentimentos para todos, e revoltante ver que um ser despresível que se diz no poder de construir qualquer prédio, edifícil, arranha ceú ou até mesmo um imperio aqui no Brasil ou em outras terras indigenas. Ele nao passa de um animal que rasteja um verme ao qual se diz estar com Deus e os povos índigenas sao demonios. Eles sao covarde e crueis pois no Brasil também tem povos brasileiros com sangue de índio, branco e negro ao qual se orgulham disso e também estao juntos no céu e na terra ou seja em corpo e espiritos com eles nesta batalha insana e covarde que durou muitos anos mas logo vai ter um fim.
    porque a mae natureza esta mandando um sinal. “Deixem os índios viverem em Paz na sua terra ou seja o pouco que restou dela, o homem destruiu o meio ambiente e ainda continua cobicando a terra do indio.
    Viva a mae terra e do povo que ama ela de verdade!!!os povos de Deus sao os que amam a natureza e os animais cuidando e respeitando para sempre no Brasil e no coracao dos verdadeiros brasileiros OS INDIOS e seus descendentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here