Nos dias 7 e 8 de agosto, nós Pataxó Hahahae com ajuda de uma liderança da tribo Pankararu, Atia (Fernando), ong Thydewas, ong Maison de Droits d’Homme iniciamos a campanha Indio quer paz 2006.
A campanha pela paz é realizada dentro da aldeia e nas cidades : colégios, univesidade… com a meta de passar os nossos sofrimentos indigena na luta pela terra, em reduzir o preconceito que tantos nos atingem.
O nosso objetivo é tirar as visoes de algumas pessoas que tem preconceito com nós, pois algums desses individuos nos observam como bicho, ou até mesmo tém medo de nós. O que queremos passar para este cidadoes é que somos iguais a eles, que só nos diferência a cultura, queremos que eles entendam que nós somos filho de Tupã (Deus) como eles são. Este movimento que estamos fazendo onde todas tribos indigenas estamos lutando, seja de qual forma for, todos trabalhando para acabar o preconceito em livrar o seu povo desta terrivel prisão.
Nesta luta pela paz já demos mais um passo, completamos dois dias e trabalhos em Camacan e já na quarta dia 9 estaremos em Pau Brasil, passando nos colégio da cidades, passando os nossos sofrimentos.
Desde já pedimos a colaboração de todas tribos indigenas e dos « nao- indios » que nos ajude nesta campanha, divulgando esta materia para outras pessoas. Também queremos dizer para todos que esta campanha tem uma finalidade em nos ajudar em uma peticao pedindo a justiça que julgue as nossas terras que se encontra hà 24 anos no Supremo Tribunal Federal. Atraves de vossas assinaturas na PETIÇÃO voces podem nos ajudar para que a justiça pare de dar reintegraçao de posse aos fadendeiros e termine com tantos conflitos.
Esta petiçao é seu auxlio, e isso é de muita importancia, porque voce assim estará salvando as nossas vidas, evitando muitos assinatos do mnosso povo, porque muito já perderam suas vidas nas mãos dos grileiros, sendo mais de 16 lideranças indigenas assassinadas desde 1982 à hoje. Gostarimos que voce compartilhasem esta colaboracao entre seus amigos ou parentes, e que nos ajude nesta causa assinado esta carta.
Desde já mais uma vez nós Pataxo Hahahae agradecemos pela sua ajuda. Aqui nós deixamos mais um recado, a capamanha que voce esta acopanhando estará sempre informando a cada momento da nossa caminhada pela paz.
Ah ! Por favor não se esqueça de dar a sua colaboracao na petiçao, auxiliando pela liberação do meu povo.
Deixamos aqui esta pequena mensagem para voces: A uniao é quem faz a força de um mundo melhor.

YONANA PATAXO

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Muito lindo o trabalho de vocês, somos iguais perante Deus e os homens, o preconceito é coisa do passado, vamos continuar cuidando da natureza e de nós mesmo, de cabeça erguida. Quem nos ignara são bobos, tolos,pessoas inteligentes sabem que todos nós somos filhos do mesmo Pai. Um grande abraço. Ana

  2. É muito bom saber, desse movimento, uma que ajuda a erradicar preconceitos que ainda exite em relação a nós indígenas e a negros.Parabéns desde já por esse trabalho que sem duvidas nenhuma é um começo, para que possamos erradicar preconceitos.

    Sandra Monteiro Pankararu.

  3. TEMOS QUE ACABAR COM ESSE PRECOCEITO,DOS BRANCO TEREM NÓS COMO UM JOÃO NINGUÉM, SOMOS SERES HUMANOS,E TEMOS QUE SER RESPEITADOS. CHEGOU A HORA DE TODOS INDIGENAS LUTAR POR UM OBJETIVO SÓ.

  4. Maravilhoso o trabalho de vocês, é isso que estava precisando, para que nosso país acorde para os problemas de conflitos culturais.

  5. Maravilhoso o trabalho de vocês, é isso que estava precisando, para que nosso país acorde para os problemas de conflitos culturais.

  6. anhô trakeja anhô muhun tyhy pataxó hãhãhãe kayura patxutxá patxo mikay andihyco mukune thuhap muka penaô henuhê.arnã pataxó ;hãhãhãe kamayura hame baixu en kanã pataxi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here