Na etnia Pankararu iniciou uma construção de 8 (oito) salas de aula e laborató-rios de informática, com a finalidade de dar emprego às pessoas que não tem como se sustentar de forma alguma assim ajudando, os de baixa renda com novas oportunidades de ter um emprego temporário de 11 meses.
Essa é mais uma, das grandes obras construídas em Pankararu. Temos já exis-tente em Pankararu alguns centros de ajuda como o Pólo Base, o Posto de Saúde o Pon-to de Cultura, 15 casas para os necessitados da aldeia Brejo dos Padres, o calçamento da igreja Santo Antônio e agora a Escola Pankararus Ezequiel com uma reforma crescendo mais o nome da aldeia. Dando novas oportunidades para incentivar as pessoas a se inte-ressar, a estudar em nossa aldeia fazendo com que não se desloque para cidade, mais sabendo que não é obrigatório estudar em sua aldeia só que tem mais vantagem para si que não vai se preocupar em sair de sua localidade. Novos projetos estão em andamento como a radio comunitária e a casa de cultura que esta pra sair esse fim de ano, trazendo com sigo novas janelas para a comunidade, que pede ajuda, varias pessoas que estão se benefici-ando com projetos. No incio a secretaria, de educação da Escola Ezequil teve um pequeno conflito com os demais assim, atrasando a obra de forma inadequada cusando um conflito entre irmãos de sangue que cresceram juntos. Com novas construções surgem novos emprego para comunidade local dando, varias oportunidades para aqueles que têm interesse em ensinar e aprender com pessoas qualificadas que são os responsáveis pela Educação indígena a nossa esco-la sendo diferenciada da cidade, aprendemos mais de duas formas a corretas e os costumes da aldeia, e do branco. Para podermos competir com eles no mercado de trabalho.
Novas portas estão se abrindo, para nossa etnia através de pedidos, projetos e bastante luta, para fazer o nome de pankararu uma das melhores etnia que batalha pelo os ideais do povo.

Bartolomeu
bryan160991@hotmail.com