Na etnia Pankararu iniciou uma construção de 8 (oito) salas de aula e laborató-rios de informática, com a finalidade de dar emprego às pessoas que não tem como se sustentar de forma alguma assim ajudando, os de baixa renda com novas oportunidades de ter um emprego temporário de 11 meses.
Essa é mais uma, das grandes obras construídas em Pankararu. Temos já exis-tente em Pankararu alguns centros de ajuda como o Pólo Base, o Posto de Saúde o Pon-to de Cultura, 15 casas para os necessitados da aldeia Brejo dos Padres, o calçamento da igreja Santo Antônio e agora a Escola Pankararus Ezequiel com uma reforma crescendo mais o nome da aldeia. Dando novas oportunidades para incentivar as pessoas a se inte-ressar, a estudar em nossa aldeia fazendo com que não se desloque para cidade, mais sabendo que não é obrigatório estudar em sua aldeia só que tem mais vantagem para si que não vai se preocupar em sair de sua localidade. Novos projetos estão em andamento como a radio comunitária e a casa de cultura que esta pra sair esse fim de ano, trazendo com sigo novas janelas para a comunidade, que pede ajuda, varias pessoas que estão se benefici-ando com projetos. No incio a secretaria, de educação da Escola Ezequil teve um pequeno conflito com os demais assim, atrasando a obra de forma inadequada cusando um conflito entre irmãos de sangue que cresceram juntos. Com novas construções surgem novos emprego para comunidade local dando, varias oportunidades para aqueles que têm interesse em ensinar e aprender com pessoas qualificadas que são os responsáveis pela Educação indígena a nossa esco-la sendo diferenciada da cidade, aprendemos mais de duas formas a corretas e os costumes da aldeia, e do branco. Para podermos competir com eles no mercado de trabalho.
Novas portas estão se abrindo, para nossa etnia através de pedidos, projetos e bastante luta, para fazer o nome de pankararu uma das melhores etnia que batalha pelo os ideais do povo.

Bartolomeu
bryan160991@hotmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Quando pensamos em desenvolvimento cultural temos certeza que estamos contribuindo para uma sociedade melhor,acredito que nós pankararu temos muito conhecimentos para passar as futuras gerações. Parabéns por mais essa iniciativa.
    Abraços a todos da aldeia.

  2. Muito bacana, justo e necessário. Mas o objetivo, pelo que percebi, não é dar emprege a quem não tem. O emprego é uma consequência. O objetivo de quem coloca cimento ou quebra uma pedra na construção de uma escola, hospital ou igreja ou casa, não pode se resumir a um ato momentâneo. Na verdade quem quebra a pedra, põe a massa ou o comento está fazendo parte da construção,fazparte de uma obra.
    O objetivo , no caso, nãoé dar emprego. Emprego, conforme já disse, é consequência. Acho extremamente maravilhoso, lógico e solidário, ver mais uma obra que dará bons frutos em inclusão social, oportunidade e igualdade a todos nós. A iniciativa é maravilhosa, mas o objetivo não é dar emprego, é dar cidadania, cultura, inclusão, paz e amor. É solidariedade.

  3. Esta reforma é a inclusão, e acima de tudo uma prova de que não estamos parado e sim mais uma conquista para os nossos filhos e netos. Parabéns.

  4. Eu ACHO OTIMO OQUE ESTAÕ FAZENDO PARA O NOSSO POVO PANKARARU PRIMEIRO ESTAÕ CONSTUINDO SALAS DE INFOMATICA PARA SE DESENVOLVE MAS AS NOSSA CRIANÇA DA NOSSA ALDEIA PANKARARU.ENTAÕ FALANDO DE DA EMPRENGO AS PESSOAS QUE DEFICUDADE SEU PROPRIO TRABALHO SO ALGUNS JA FEZ A FALCULDADE SO QUE FALTA DE EMPERNGO.

  5. PARA MIM É UMA SATISFAÇÃO SER UM DOS ENCARREGADO RESPONSAVEO PELA CONSTRUÇÃO DESTA GRANDE OBRA. E SENDO PRESTIGIADO PELA REDE DOS INDIOSONLINE.

  6. O Povo Pankararu está realmente de parabens, principalmente os idealizadores desta obra que trará para esse povo mais um motivo para continuar crescendo em seus ideais, e parabenizo ainda pela decisão em comunidade desta construçaõ, onde pensaram tão somente na comunidade pankararu….. Parabens e estamos aqui a disposição para continuar apoiando e buscando o desenvolvimento desta nação..

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here