Nos dias 11 e 12 de Abril de 2006, os professores e lideranças Pankararu, se reuniram na aldeia Brejo dos Padres, enfrente a Escola Indígena Ezequiel dos Santos, para a construção do livro Pankararu. E essa parceria de professores e lideranças, foi sugerida pela Central de Organização das Escolas Pankararu – COEP, para facilitar nos relatos das historias, culturas e tradições do povo Pankararu, esteve presente também para assessorar, a construção do livro o Centro de Cultura Luis Freire – CCLF, representantes da GERE de Floresta e representantes da Secretaria de Educação de Pernambuco.
O livro terá, a finalidade, de contar a verdadeira historia Pankararu, e será utilizado como material didático, nas escolas indígenas Pankararu, pois os atuais livros didáticos, que se encontram hoje não contam a realidade dos povos indígenas do Brasil. E sim só contam relatos, do tempo da invasão do Brasil, e nós temos a consciência que nenhum desses historiadores, teve a preocupação de visitar se quer um povo indígena do Brasil, para relatar à verdadeira historia deles, seus avanços e necessidades.
Por esses e outros motivos, que professores e lideranças Pankararu, viram a necessidade de contar a sua verdadeira historia, também é uma forma de formarem, futuros guerreiros conhecedores de sua própria historia, e terem seus próprios heróis, e que os jovens de seqüência, a seus costumes e a bonita historia de seu povo. Os dois dias de reunião, tiveram a consciência que as historias coletadas para o livro, foi muito satisfatória, pois daria não só para escrever um livro e sim mas dois ou três, e por isso foi sugerido que professores e lideranças, colocassem as historias que eles, achassem mas importante para esse primeiro livro, que será finalizado no dia 07 de junho de 2006, e as historias que ficassem de fora, serviria para a construção de um segundo livro Pankararu.
A questão da criação, do livro Pankararu podemos dizer que é mais um avanço, na luta pelos direitos Pankararu, pois só os grandes guerreiros são conhecedores de sua própria historia.

Alexandre Pankararu
Email – alex@indiosonline.org.br.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. olá,senhores guerreiros,fiquei maravilhado com a perfoma de articulações,todavia de interagir com os ansiões de nossa etnia,entretanto,na conclusão de criar um livro com o histórico de nossa premícia;acrretando os valores da comunidade,isto é muito eficáz.há uma luta universal para defender as propriedades intelectul nas comunidades indíginas.

  2. Li a respeito do livro que conta a verdadeira história do povo pankararú e gostaria de saber mais, pois, sou filha de indio pankararu e gostaria de ampliar meus conhecimentos em relação aos aspectos culturais e sociais da etnia.
    Quero parabenizá-los pela iniciativa e aguardo resposta para a minha solicitação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here