Caros companheiros, no dia 2001/2007 o vice-cacique da aldeia Bahetá do povo Pataxó Hã hãhã do municipio de Itaju do Colônia Acides Filho o (Piba) e comunidade fizeram uma retomada na região da Serra da Fartura. Indignados com o fazendeiro por apelido “Marco Ruim” na fazenda Santo Antonio por ter ordenado os seus capangas , um secador e uma barcaça ainda quando a gente estava em retomada na região da Serra das Alegrias no ano passado, a policia federal foi até o local fez o levantamento de tudo que aconteceu naquele lugar e até hoje nada foi resolvido.
Depois disso tudo, o Marco Antonio proibiu os indios passar pela estrada de sua fazenda que dar acesso aos indigenas a aldeia por tres vezes, outra vez a policia federal foi ao local acompanhada do administrador da FUNAI a fim de apaziguar toda situação e o fazendeiro prometeu aos agentes que iria deixar os indios em paz. mas não cumpriu coma sua palavra, então a comunidade revoltada com toda essa situação resolveram fazer uma retomada, a policia federal de Ilheus foi avisada do fato ocorrido e a administração regional de Ilhéus pediu que a policia fosse no local, mas não foram e no dia 27/01/2007 30 homens aproximadamente invadiram o local dando varios tiros baleando o vice-cacique na perna esquerda e fazendo varios indios de refens.
O delegado da policia federal de Ilhéus foi até o local e disse que não viu ninguem por lá a não ser tres vaqueiros, estamos preocupados com os nossos parentes que estão sobre o poder dos pistoleiros a mando do fazendeiro Marco Antonio e pior ainda com a revolta da comunidade Pataxó Hã hã hãe, pois na decada de 90 perdemos um parente assim, os capangas sequestraram o índio por nome Djalma e depois de oito dias a propria policia que foram na localidade a procura do indigena por varias vezes encontrou todo desfigurado. Peço aos companheiros e autoridades que tome as providencias cabiveis, pois tememos o pior, são 12 pessoas que estão em poder dos pistoleiros desde ontem as 06:00 da manhã.
Atenciosamnte:
Reginaldo Ramos dos Santos
Presidente do Conselho de Lideranças do Sul da Bahia

O conselho de lideranças indígenas do Sul Bahia esteve reunido na aldeia Caramuru Catarina Paraguaçu no município de Pau-Brasil, durante os dias 23 e 24 de janeiro de 2007.

Segunda reunião do conselho de liderança indígena do sul da Bahia

Nesta reunião marcaram presença os caciques (Ilza Pataxó Hãhãhãe, Nailton Muniz Pataxó Hãhãhãe, Alicio Tupinambá de Olivença, Valdelice Amaral Tupinambá de Olivença), e Lideranças tradicionais, o presidente do conselho de lideranças Indígena do Sul da Bahia ( Reginaldo Ramos),CIMI,( Conselho Indigenista Missionário) Apoinme(Articulação e Organização dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo).

“Esta reunião tem o objetivo de discutir os assuntos da nossa organização para juntos realizarmos um programa de planejamento para nossa comunidade.
Além disso, relatamos a falta de apoio da Funasa com a saúde indígena e a FUNAI não tem nos assistidos como deveria.
Esta “reunião nos dará a possibilidade de debate e planejamento e organização do povo indígena do sul da Bahia.”
Reginaldo Ramos.

Esta entrevista partiu de Yonana Pataxó Hãhãhãe com Reginaldo Ramos Pataxó Hãhãhãe
yonana@indiosonline.org.br