A comissão nacional de política indigenista ao que tudo indica está na iminência de se transformar  no Conselho Nacional de Políticas Indigenistas. Sem dúvida,um avanço no âmbito do processo democrático no encaminhamento,  nos debates , e na  análise dos  assuntos atinentes aos povos e a diversidade indígena do nosso país. Um conselho que abriga um conjunto de participações da sociedade brasileira sobre os assuntos indígenas, isto é, participa dele, como vocês sabem, representantes dos governos federal, estadual,municipal  e das organizações não governamentais e povos e organizações indígenas de várias regiões do Brasil. É um verdadeiro congresso nacional para um assunto específico, mas que tem repercussão nacional e internacional. Assim, não devemos esquecer que tudo isto está acontecendo graças ao movimento indígena organizado e a luta incansável de nossos “guerreiros de caneta”, são os nossos companheiros e irmãos indígenas  que hoje estão à frente das organizações indígenas reconhecidas. Quero lembrar, ainda, aos companheiros e os irmãos indígenas do Movimento Indígena Nacional que, no processo de escolha de representantes para integrar o CNPI, devemos exigir do governo, no caso a FUNAI e o Mistério da Justiça, que procedam amplo processo de consulta nas aldeias e regiões para que o eventual candidato ou nome escolhido seja conhecido e reconhecido pela maioria e tenha um certo grau de consenso. Poderia ser até um processo de votação, para propiciar a participação e o fortalecimento do Movimento Indígena como um todo.

Taukane, Estevão Carlos –Estudante de Filosofia da UFMT/Bakairi e Fundador da União das Nações Indígenas –UNI/Brasil.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Isabel concordo com tudo que você diz!
    Realmente o movimento indígena está de parabéns por estar avançando mais alguns passos na luta pelos nossos direitos!
    Certamente nossas bases serão consultadas com relação a formação do Conselho Nacional de Política Indigenista, assim como foi quanto a composição da Comissão Nacional de Política Indigenista!
    Parentes, quem tiver interesse de ver as atas das reuniões da CNPI é só entrar no site da FUNAI ( http://www.funai.gov.br/) que estão todas disponíveis. Os parentes da CNPI estão sendo cobrados ,e com razão, para que divulguem mais os trabalhos executados, mas como sabemos é difícil estar em todos os povos que eles representam, o governo não disponibiliza recursos para isso. O máximo que o Governo chegou a fazer na questão da divulgação das ações da CNPI foi a criação de uma cartilha, mas nada além disso.
    Vamos apoiar a CNPI parentes, e estar juntos na luta, pois a conquista não foi de um grupo e sim de todos os povos indígenas brasileiros que lutam para serem ouvidos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here