Foi realizado  entre o dia 19 a 20 do mês de novembro de 2013, no centro de Cultura no Município de Porto Seguro. O encontro do Conselho de Anciões Pataxó Hãhãhãe, Com os Caciques, lideranças dos Povo Pataxó Hãhãhãe, em parceria com a FUNAI, CIMI, SESAI E a antropóloga Maria Hilda Paraíso, teve presente o coordenador do MIBA. Depois da vitória no STF, em maio 2012, julgando nulidade de títulos favorável a nós, o nosso território aumentou, e por esse motivo uma necessidade de organização social da Comunidade Indígena Pataxó Hãhãhãe surgem. O conselho de Anciões desde dezembro de 2012, que vem fazendo uma conjuntura para organização de seu povo.

Durante o primeiro dias de encontro aconteceu um diálogo, conto de história antigas, com os anciões indígenas e a Professore Maria Hilda. Aonde no mesmo período, foram apresentada a vida social da comunidade Pataxó Hãhãhãe. Foi muito rico a experiência, O encontro promovido pelo o Conselho dos Anciões, que destacaram bastante a importância de manter vida a cultura da comunidade, o respeito mutuo, e principalmente zelar e recuperar o território que foi bastante devastado pelo os fazendeiros para a cultura da pecuária. Fortalecer as escolas da comunidade para oferecer uma educação diferenciada com a participação dos anciões indígenas nesse processo. No dia 20 teve a presença dos Cacique, onde os anciões deram conselho, apresentando a preocupação em zelar o território, e a necessidade de todos os 7 cacique possam reunir mais para planejar em comunhão com todos. E assim, fazer uma boa administração social da comunidade, A professora Maria Hilda, fez uma memoria precisa da luta da comunidade, ou CIMI também, “o povo Pataxó Hãhãhãe já ajudou a construir muitos movimento, além de ser um exemplo de luta para outros povos… é preciso continuar a se organizando”. Zeca Pataxó Coordenador do MIBA, elogiou o trabalho do Conselho de Anciões e disse que é muito bom, que ele vai também promover esse encontro em sua aldeia e programar um encontrão reunindo vário anciões das região Sul e Extremo Sul da Bahia.

Todos os presente achou muito bom o encontro e se comprometeram a dedicar mais para criação do Regimento Interno da comunidade, além de planejar ações no sentido de organizar e oferecer segurança para todos da comunidade. Termino com documento de compromisso assinado por todos e um bom Toré, com oração.

Foto: Ararawã Baenã Hãhãhãe
Foto: Ararawã Baenã Hãhãhãe

a12 a121 aa aa1 aas aass aasss ad asa asdec asdes asdf asdsd asdw ase asede aseds asedse asrde asrf aswx asx asxe asz axs azsxsw

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A muito tempo lutando em prol do Povo indígena do qual faço parte, até ameaças de morte já recebi. Mas não me calo! pois os espíritos de meus antepassados está comigo. E a proteção de Tupã.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here