memoria.kx.46 012 O Grupo Força Jovem do Povo Indígena Kariri-Xocó município de Porto Real do Colégio, localizados ao Sul do Estado de  Alagoas, estão realizando neste dia 20 de novembro atividades coletando plásticos, garrafas de vidro, papéis, alumínio, metais de resíduos sólidos fazendo uma limpeza geral nas ruas da comunidade. Nossos jovens estão dando um exemplo de Conscientização Ambiental mostrando o que aprenderam nas escolas que frequentam, diante do grande acúmulo de lixo que vem acontecendo nos últimos anos estar aumentado cada vez mais. Os povos indígenas tinham em suas culturas hábitos alimentares de produtos naturais retirados das florestas, da caatinga, com a chegada de produtos industrializados também veio as suas consequências em lidar com o lixo de embalagens plastificadas, enlatados, engarrafados e embutidos. No estado natural os indígenas alimentavam-se com carnes de caças, frutas naturais, peixes tudo que podiam ser benéficos ao meio ambiente na questão dos restos alimentares, podiam ser decomposto com facilidade pela terra. Os resíduos sólidos das embalagens dos produtos industrializados são pelo contrário duram séculos para decompor no meio ambiente. Agora temos que enfrentar esta realidade com ações concretas em Campanha de Conscientização Ambiental realizando atividades que amenizem os impactos causados pela globalização. Neste  sábado vai haver uma palestra sobre Conscientização Ambiental pelos jovens da aldeia para os adultos que são os menos informados do assunto por não frequentarem a escola nos dias de hoje. No passado aqui não havia esse problema de plásticos, mais ou menos a partir dos anos de 1963 esse produto veio chegando como embalagem aqui na aldeia, agora encontramos espalhados em todo lugar que olhamos. Devemos sim fazer um trabalho de conscientização ambiental com ações concretas como estas movidas pelos jovens, parabéns pela iniciativa.

Nhenety Kariri-Xocó

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Belissimo trabalho reciclagem. O ser humano ainda nao tomou conciencia de que ao invez de reciclar deveria nao produzir todos estes lixos ao qual ele recicla é caminhar em circulo.
    Pergunto: qual é o homem inteligente que vai fazer isso, ou será um sabio? Ou os dois a uniao da sabedoria e a inteligencia, Somente quando o homem destruir toda a natureza é que ele vai descubrir que dinheiro, ouroe pedras preciosas,etc NAO SE COMI.

    Os índios sao verdadeiros donos do Portal tridmencional da natureza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here