{389D51D3-C3C3-4E98-99DE-AE991C91349A}_12_27-03-08

A Reserva é dividida em duas aldeias, Jaguapiru e Bororó, onde vivem uma população com cerca de 15 mil indígenas Guarani e Aruak, em uma área de 3,5 mil hectares de terra. Com esta superpopulação a Reserva concentra um grande numero de privações, uma delas é a falta de espaço, de terras. Hoje no Mato Grosso do Sul, existem 26 demarcações para serem regularizadas.

Existem tanto lideranças culturais como políticas, além destas organizações políticas e culturais, existe outros segmentos, que vem ganhando força dentro da comunidade, como é o caso da Juventude Indígena, que até possuem uma organização, e também do movimento de mulheres.

Arte Indigena

Existe na região hoje uma organização que é muito respeitada e é tida como a principal organização dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul, o ATY GUASU (Grande Assembléia), um encontro onde as lideranças culturais e políticas se reúnem, para discutir as problemáticas existentes nas comunidades indígenas, não só do estado, mas também de outras regiões afim de estar antenados no que esta acontecendo no meio indígena, mas também é um encontro de muito Guachiré e Xixá.

A comunidade se localiza entre duas cidades, sendo a mais próxima a cidade de Dourados que fica a aproximadamente 3 quilômetros de distância, sendo ela tão próxima á cidade ainda não se tem uma assistência adequada pelos órgãos da cidade.

Ainda existem algumas casas de reza, de rituais dentro das aldeias, que ainda são usadas para estes fins.

20090515Guarani Kaiowa MS 2

A geração de renda e substância da comunidade se divide em trabalhos em usinas de cana-de-açúcar, que por sinal é uma produção que vem ganhando terreno estado e ameaçando a natureza. Outro meio é pela educação, onde muitos indígenas são professores, onde o ensino é bilíngüe, o português e a língua materna, outros são empregados na área de saúde, e existem aqueles que apostam em um negócio pequeno, mas próprio. As aldeias são feita de muitos contrastes, se por um lado alguns conseguem erguer um negócio próprio ou ter um emprego estável, existem aqueles que passam por necessidades, tanto em relação a alimentos, como na questão de água.

Assecom271120091618

Mas a região também concentra grandes números de atletas indígenas, as principais modalidades são; futebol, voleibol e atletismo. Todos os finais de semana os campos das aldeias estão lotados.

Assim, como todas as aldeias, esta região tem problemas, mas também seus encantos e suas belezas!

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns pela iniciativa a muito tempo niguem lembra q os índios foram e sempre seram personagens importante ao povo brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here