Entre os dias 20 e 22.12.07, eu e demais representantes indígenas dos quatro cantos do país nos reunimos em Brasília para firmar uma organização indígena de nível superior com atenção voltada aos parentes do mesmo nível.
Esta organização chama-se CINEP – Centro Indígena de Estudos e Pesquisas, cuja atribuição primordial é buscar parceria com Universidades Públicas e Particulares, Instituições Públicas e Privadas e ONG’S a fim de ofertar condições necessárias para graduação (inserção e conclusão) e demais elevações acadêmicas. Dentre as metas traçadas, inclui-se um mapeamento geral, a nível nacional, para sabermos quantos indígenas existe no Brasil com 3º grau em andamento (quer seja fase inicial ou em conclusão) ou já concluído, e destes quantos têm propostas para seu povo ou que possa colaborar com outro povo.
A idéia é viabilizar projetos, inclusive pesquisas, de “índio para índio” no intuito de coibir o número de pesquisadores não indígenas em nossas terras, onde alguns deles querem apenas se auto-promover e não realizam benefício algum para o povo que foi objeto da pesquisa. Quando é um índio, a gente sabe como puni-lo se não for honesto… O primeiro grande passo já foi dado, mas para dar-mos continuidade, precisamos da colaboração dos parentes no sentido de nos “apontar” quem são esses universitários e como faremos para localizá-los.
Quem puder nos ajudar, pode passar as informações para meu e-mail
Cristiane Julião – Povo Pankararu

juliaopankararu@yahoo.com.br (e-mail e msn).
Muito obrigada e com certeza nos veremos em breve!!