Após inúmeras tentativas e várias dificuldades, demos ínicio ontem à noite, aos I Jogos de Futebol Indígena de Pernambuco. Compareceram a esta atividade as nove etnias do estado, se excluindo apenas a etnia Tuxa, que não conseguiu chegar à aldeia dos Pankararu, que são os povos que estão recebendo seus parentes indígenas pernambucanos. É importante registrar o empenho, a alegria e satisfação de todos que estão aqui presentes, para que tudo dê certo. Desde os parentes que cederam as suas casas para servir de alojamento, para outros visitantes que se deslocaram mais de 300 km para aqui, competir e celebrar através da modalidade de futebol.
Durante a abertura do evento tivemos o desfile de todos os atletas participantes, danças de Toré, e muita fumaça produzida pelo cachimbo (kampiô), que faz parte dos rituais de ao agradecimento ao nosso Deus (Tupã), pelas festividades.
Está previsto para o sábado à noite o ritual dos Praiás, que será na Aldeia Serrinha, e consiste também em um ritual religioso.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here