Deste que o fazendeiro Gilberto brito invadiu as terras dos índios, a área indígena se encontra em conflito podendo ocorrer uma enorme tragédia porque ele esta agredindo e ameaçando de morte a comunidade. Com a intenção de aumentar o conflito o fazendeiro esta articulando para tirar mais família de outra área que nunca lhe pertenceu; a intenção deste agressor é retirar todos os índios de suas terras.

Guerreia liderança
Guerreia liderança

 Diante desta aflição a comunidade está todos reunidos na área em que esta ameaçada pelo fazendeiro; e nós fizemos uma barreia no local para impedir a entrada do agressor, também no local todos estão unido e tragado, pintado, e cantando nosso tohe para nosso encantado nos proteger e fortalecer a nossa luta… Queremos relatar na área que ocupamos estamos sem assistência do órgão e necessitamos alimentação suficiente para todos, porem o pouco que tem  estamos regrando.

 A comunidade afirma que esta indignado com a FUNAI que disseram que ia resolver a situação enviando a policia federal para tirar o fazendeiro da área, porem o órgão demorou demais mais para realizar o seu trabalho e os índios acabou passando por sofrimento porque a FUNAI não tomaram nem uma providencia com o caso.

Gostaria que a justiça pudesse nos ouvir.
Gostaria que a justiça pudesse nos ouvir.

 Nós sempre estamos refletindo os massacres que sofremos nos passado, hoje estamos passando por ele porque o fazendeiro arruma grande numero de jagunço fortemente armando com fuzil e outros armamento para nos destruir, observamos também que esta parecendo que no nosso país não tem justiça que possa ouvir o índio, e ajude resolver a situação na nossa terra para que possamos viver em paz.

 Bainan pataxó hãhãhãe

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Meu parente, estamos todos pedindo que nosso pai Tupã dar forças aos parentes ai!!!! E que não desistam de lutar pelo que é parte de todos nós indígenas, que a “Terra”!!!!!!!!

  2. Olá Parente,sei que sou de muito longe,mas que a força do meu povo “Makuxi”chegue até vocês,pois o mesmo caso já aconteceu aqui na reserva de minha aldeia,Mas pode ter certeza que a justiça de nosso pai Tupã é mais forte, e que esta mesma força
    ainda está nas forças de nossos guerreiros.E quanto a justiça se é que existe justiça em nosso país para nós indigenas,ela demora chegar.
    Mas confie na força de Vontade e de Tupã.

    Alex Makuxi

  3. Nós pankararu estamos solidário a luta de vcs parentes que tbm é nossa, pode contar com nosso apoio, que nossos encantos de luz nos ilumine e nos der a sabedoria para sair dessa luta firme e forte! que nosso pai tupã nos ajude, pois ja estamos cansados desses tipos de coisas, querem nos expulsar da nossa propria casa, onde nascemos, crescemos e vivemos , onde queremos apenas viver em paz, em harmonia com a nossa mãe natureza!
    A ganância, do dito homem civilizado,destroi vidas em nome do progresso, maldito capitalismo!

  4. olá parentes essa é 1a vez que publico algo no índios online

    …é interessante dispusermo-nos sempre proteger a vida e interesses de nossas lideramças pois se nós (que não somos lideranças) somos corpo em nossas instituições estes (as lideranças) são alma e cerébro em nossas organizações pois a estes, por escolha livre da natureza, nos condizem com sabedoria e proficiencia…

  5. Baenã e todo povo Pataxó Hã Hã Hae , tenham garra e persistam em seus direitos e objetivos , tenho certeza que a justiça divina esta do lado de vcs , continuem divulgando em radios e tv , internet e todos os meios de comunicação disponíveis, sei que Deus pai não os irá desamparar !!! Força e sabedoria nesta hora !!!!

  6. Isso demonstra a incompetência da FUNAI, orgao indigenista tutelar, ainda , que deveria deixar de existir, pois os povos indigenas têm capacidade, autonomia , nao sao nenhuns tadinhos!!!

    A.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here