Deste que o fazendeiro Gilberto brito invadiu as terras dos índios, a área indígena se encontra em conflito podendo ocorrer uma enorme tragédia porque ele esta agredindo e ameaçando de morte a comunidade. Com a intenção de aumentar o conflito o fazendeiro esta articulando para tirar mais família de outra área que nunca lhe pertenceu; a intenção deste agressor é retirar todos os índios de suas terras.

Guerreia liderança
Guerreia liderança

 Diante desta aflição a comunidade está todos reunidos na área em que esta ameaçada pelo fazendeiro; e nós fizemos uma barreia no local para impedir a entrada do agressor, também no local todos estão unido e tragado, pintado, e cantando nosso tohe para nosso encantado nos proteger e fortalecer a nossa luta… Queremos relatar na área que ocupamos estamos sem assistência do órgão e necessitamos alimentação suficiente para todos, porem o pouco que tem  estamos regrando.

 A comunidade afirma que esta indignado com a FUNAI que disseram que ia resolver a situação enviando a policia federal para tirar o fazendeiro da área, porem o órgão demorou demais mais para realizar o seu trabalho e os índios acabou passando por sofrimento porque a FUNAI não tomaram nem uma providencia com o caso.

Gostaria que a justiça pudesse nos ouvir.
Gostaria que a justiça pudesse nos ouvir.

 Nós sempre estamos refletindo os massacres que sofremos nos passado, hoje estamos passando por ele porque o fazendeiro arruma grande numero de jagunço fortemente armando com fuzil e outros armamento para nos destruir, observamos também que esta parecendo que no nosso país não tem justiça que possa ouvir o índio, e ajude resolver a situação na nossa terra para que possamos viver em paz.

 Bainan pataxó hãhãhãe