araca_dentro

A comunidade indígena do Araçá, no Município de Amajari, está empenhada em construir a estrutura para a Assembleia Geral dos Povos Indígenas, marcada para março. As obras iniciaram em abril do ano passado, com construção de casas.
Em setembro passado começou a construção de um malocão de 19 por 40 metros de comprimento em regime de mutirão. As comunidades estão enviando trabalhadores para ajudar a concluir a obra, que tem previsão de ser finalizada no dia 25 deste mês.
O tuxaua do Araçá, Avelino Duarte, disse que os próprios índios das cinco comunidades vizinhas estão tirando madeira e também ajudando a erguer o malocão, que está pronto para receber a cobertura de telha.
Será a primeira vez que comunidade do Araçá, habitada por 400 pessoas, sediará uma assembleia do Conselho Indígena de Roraima. O encontro é anual e reúne todas as lideranças estaduais, coordenadores regionais, tuxauas, professores, agentes de saúde, mulheres e comunidades que queiram participar das discussões.
Na sexta-feira, o coordenador do CIR, Dionito José de Souza, esteve no Araçá para saber como estão os trabalhos. Ele disse que a principal necessidade no momento é de mais gente para ajudar a construir o malocão.
Nesta segunda-feira, Dionito vai enviar mensagens via fonia para que todas as regiões enviem pele menos cinco homens para o Araçá com a finalidade de auxiliar no trabalho.
Desde setembro passado, entre 4 a 10 índios se revezaram nas obras, mas agora é necessário uma maior quantidade de gente para ajudar na cobertura e na construção do piso, além de ajudar na construção das demais infraestrutura necessária para receber os centenas de convidados.

Fonte:Conselho indigena de Roraima

www.cir.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Indígena Makuxi - Raposa Serra do Sol; Acadêmico de História; Militante de Movimentos e Organizações Indígenas: OPIRR< CIR< ODIC< APIRR "Pode até Calar um Índio, Mais a Nação se levanta para Gritar" Alex Makuxi

1 COMENTÁRIO

  1. Que bom saber notícias dos parentes de Roraima… deu até vontade de participar!!! rsrsrs É lindo ver a Comunidade Reunida construindo em mutirão! Aqui na aldeia tb estamos tendo mutirão para terminar a CiberOca!!

    Um grande abraço parente!!!

    Potyra Tê Tupinambá

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here