Pois bem , em décadas passadas o 19 de abril foi o primeiro dia em que representantes indígenas de todas as etnias ao participarem de um congresso internacional, não mais permitiram sermos tratados e considerados como seres inocentes e incapazes de pensar e agir. Com firmeza e convicção gritaram por respeito a nossa liberdade.

Mas todo esse desejo , mesmo que ainda seja um dos nossos projetos de vida , mesmo que as leis garantam nossos direitos ainda temos muitos abismos para ultrapassarmos.

Assim , este dia 19 de abril é mais um de muitos dias de luta pela vida , pela cultura , através da troca e do relacionamento entre a escola , lideranças, detentores dos saberes tradicionais e a comunidade.

Luta pelo conhecimento deste mundo encantado, patrimônios sagrados , carregando de histórias e significados que nos caracterizam e nos identificam enquanto POVO PANKARARU, a raiz que assegura a existência e resistência deste tronco velho Pankararu.

Tainá Pankararu
Tainá@indiosonline.org.br
Tainá.pankararu@hotmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Sua materia esta muito bonita, sabemos que nossa cultura e nossas riquesas
    só depende de nós povo Pankararu e se nós como índios Pankararu não nos valorizar não vai ser os brancos que venha valorizar uma coisa que só diz respeita à nós Pankararu!!!

    abraço juliana!!

  2. Taina:
    Sua materia esta linda!
    Onde é e quem são as pessoas de cada foto?
    As fotos sao muito legais…e desperta minha curiosidade…conte sobre esse evento!

  3. Parabéns pela materia ficou muito boa nem eu sabia qual o significado do nosso dia agora estou por dentro de tudo,e tenho certeza que muitos de nós indigenas não sabem o pq de 19 de abril agora atráves desta materia todos poderam ter um puco do pq,ficou muito bosa mesmo,amei de coração parenta…

  4. Matéria excelente , Parabéns !! E é sempre muito bom ver os mais novos valorizando sua cultura , o Povo Pankararú esta sempre se revelando . Tainá , vc resume toda a essência de sua matéria, nos dois ultimos parágrafos , que coisa linda !!! Estas palavras não podem ficar apenas neste site , merecem estar em livros e principalmente , na mente de cada Pankararú !!!

  5. Amigos índios, preciso muito falar com a pessoa que coloca neste site, as informações sobre a tribo Pankararu. Por favor, passem um e-mail pra mim, dizendo o que eu devo fazer. Muito obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here