Bom quero falar um pouco sobre o desmatamento na minha aldeia talvez ate nem estivasse aqui para falar mas ja´ que estou quero comentar e pedir a todos que estão entrando nesse programa indiosonline q prestem muito atenção e pesso que nus ajude com sua atenção para que possamos ser tambem ouvido por cada um de vocês que estar nos ouvindo. bom ja´ que ainda não me apresentei acho que estar na hora.me chamo ELIZIANE em português e me chamo sayrãny na lingua da minha tribo devem estar se perguntando que tribo e´ essa chama-se tribo kariri-xocó.e até quero decifrar um poema sobre o tema que falei.
no vale verde das árvores vi os passáros can-
tar.
cantando vi o seu pranto das mstas viagéns reclamar.
se eu podesse viveria sentindo tanta alegria .
nas águas me afogaria para não ver o mato acabar.
sem o mato não existe.
sem água não existe mar .
sem a floresta não existe animal.
e se existir compreenção no coração dessa nação morrerei e renacerei para os seres vivos eu sustentar.
sustento na alimentação.
sendo regada com precisão.
transpiro o ar sem que aja poluição.
traspiro a água para que seja conservada.
e abrigo os animais para que não acaba jamais.
bom muito obrigada por ter lido pesso a todos que tente nos ajudar. queo que saibam que eu e todos aqui do indiosonline pedimos em benificio de todos da nossa tribo
Eliziane

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Lindo!
    Entendi…
    MAs e voces ai….Voce mesma….que voce pensa que voces mesmo já podem fazer ai para cuidar melhor da mata de voces?

    Esqueça do que voce faria se tivesse recursos ou fosse cacique ou vereador……esqueça o que deveria ter sido feito….vamos ao aqui e agora..a responsabilidade de cada um…. mergulhe e responda:
    O que eu posso fazer agora é….

    Se varias pessoas – indiosonline karirixoco, por exemplo, completarem essa frase, verao quantas coisas ha em comum e que muitas são possiveis de se fazer!!!
    VALE A PENA TENTAR!

  2. Valeu Eliziane por sua matéria, também sou um defensor da natureza, o desmatamento é uma ofensa contra a humanidade, são apenas 100 hectares de terra de mata nativa, assim mesmo fica na mira dos destruidores dos seres vivos, o maior investimento do mundo inclui o meio ambiente, como fator fundamental e qualidade de vida. Se eu tivesse um pedacinho de terra deixaria a florestar crescer com toda a sua exuberância, não tem beleza maior em ver a paisagem verde, com ar puro, sentir o orvalho da manhã, ouvir os pássaros cantarem ao entardecer, Nhenety Kariri-Xocó.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here