Que antigamente utilizada era como uma fonte alimentar de sobrevivência. Todo seu preparo desde, arrancar a pornunsa até a quixibá pronta é feito exclusivo pelas mulheres,

acompanhada de seus filhos pequenos que as ajudavam. Hoje a Quixibá não é mais um prato tradicional na alimentação dos Pankararu com freqüência. São poucas as pessoas que conhece e sabem fazer a Quixibá.

A Quixibá é feita a partir da tapioca e manipueira (água extraída da mandioca depois de ralada) de pornunsa de olho vermelho (espécie de mandioca).

Arranca-se, as pornusas. Depois descasca a pornunsa, lava com água, depois ralada e acrescenta um pouco de água se estiver muito apurada a manipueira, depois é espremida em um trançado de palha de licurizeiro.

Depois se coloca a manipueira para ascentar e extrair a matéria prima para engrossar a Quixibá (a tapioca). Quando a tapioca estiver ascentada. Côa a manipueira, leva ao fogo para cozinhar.

Quando estiver fervendo a manipueira retira-se a espuma, depois retira toda a espuma. Cozinha a manipueira por cerca de 3 horas até ficar adoçada e de cor amarela.

Depois se retira um pouco da manipueira cozinhada e deixa esfriar e dissolve a tapioca na manipueira retirada e junta a que esta no fogo cozinhando, mexendo sempre para não embolar ou encaroçar, deixa no fogo por mais uns 3 ou 5 minutos. Dica: pode-se acrescentar umbu quando colocar a tapioca dissolvida.

Sandra Monteiro (sandrapank)
Sandra_monteiropank@yahoo.com.br