Nos indios Potiquara da aldeia Cumaru vivemos da pesca do peixe e principalmente do camarao da agua doce que e um ponto de renda da nossa comunidade indigena.
Como se pesca o camarao?
Com a palha do dende e com o cipo que nos chamamos de imbe nos fazemos na nossa casa o covo,que e a armadilha de pegar o camarao.

Pescamos o camarao no nosso pantanal que esta localizado na propria aldeia Cumaru.
Nos pegamos o camarao no ano todo,mas e no inverno que a safra acontece.
No verao o camarao se afasta,por falta de agua e tambem,por causa do vinhoto que a usina solta no rio,no periodo da moagem,no mes de outubro ao mes de fevereiro.
Apesar das deficudades ainda vivemos do camarao que e o que da o nome ao nosso povo,potiguara-Comedores de Camarao!!!!!!
Luciano
lucianocumaru@yahoo.com.br
Severino
severinocumaru@yahoo.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Isso mesmo estamos c tudo no indiosonline
    E so vamos crescer dai p frente mostrando o melhor do nosso povo
    p todos que nao pdem conhece-lo pessoalmente.

  2. vc está de parabéns sua matéria está otima.
    pois vcs estão mostrando um pouco da sua cultura pra que todos conhecer,parabéns!

  3. Muito bem meus parentes, muito bom saber das diversidades culturais e meio de sustentabilidade dos nossos parentes, e eu sou uma pessoa que aprecio muito a arte de comer camarão mas até agora não sabia como ele erá pescado pensava que ele já vinha frito no alho e olho. Mas é um processo muito trabalhoso e perigoso, e depois dessa materia com certeza eu darei mais valor quando comer um kilo de camarão.
    Valeu muito obrigado per mais essa aula, só assim almentou o nossos conhecimentos.

  4. primeiro parabens, pois vocês sã pessoas de batalha,pois, vocês estão mostrando do que são capases, e isso ai suas culturas e tradições

  5. Beleza!!! Deu fome…como voces o cuzinhas..quais sao os pratos? tire foto do prato feito e deixe nos com agua na boca!!!!!

  6. Ótima idéia Sebastian,vamos fazer isso
    se vcs ficaram c água na boca de ver o camarão assim imagine a delicia dele prontinho p comer.
    Rsrsrs…
    Abraçooooooooooooooo

  7. Olá pessoal,

    eu sou historiador e pesquiso questões indigenas, gostaria de saber estas e outras quaiquer outras informações para minhas pesquisas.
    o rapaz das fotos e informações é de qual estado.

  8. moro proximo a uma lagoa salgada onde da camarao mais nao to acertando com pegalos tenho rede q mede 5 p/ 7, gostaria de saber algum macete para arrastar corretamente, faze da lua boa para pesca. Adoro pescar mais fico muito triste por nao acerta.

  9. PARABÉNS A TODAS AS NAÇÕES INDIGENAS NÃO SÓ PELO DIA 19/04 MAS SIM POR TODOS OS DIAS, AFINAL DE CONTAS SERÁ QUE AQUI TERIA VIDA SE NÃO FOSSE VOCÊS AQUI NESSA TERRA JÁ HABITADA QUANDO DESCOBERTA…
    Boas aos companheiros Indios “Luciano/Severino”, seria possivel vocês me dar uma aulinha na construção do covo para pescar camarão, algum desenho ou foto do covo já iria ajudar muito eu moro perto do Rio Tiete no interior do Estado de São Paulo e gosto muito desse contato com a natureza, não existe nada melhor que estar perto da tranquilidade e da pureza do ar e das águas.
    Fico no aguardo da resposta e já agradeço muito a atenção e a vontade de mostrar uma cultura muito rica que é a do Índio.
    Fiquem em PAZ companheiros.
    maurício

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here