Como nós indígenas podemos viver sem nossa mãe terra ? Essa é uma pergunta que não tem resposta pois a terra é nosso bem maior é dá terra que tiramos nosso sustento , é da terra que vem nossa força e sem falar que foi a nossa terra que foi tirada de nós , mas os outros não estão nem ai para a necessidade dos indígenas principalmente os indígenas do nordeste que perderam suas terras , o governo não esta nem ai pra gente eles colocam leis mas são os primeiros a infrigi-las na lei dis que todo índio reconhecido pela FUNAI tem direito a terra mas por que ainda existe tantos Índios aqui no nordeste sem suas terras será por que não temos mais a fisionomia indígena mas eles precisam saber que nossas raízes ainda não morreram e estamos aqui para lutar pelo que é nosso pelo o que foi de nossos antepassados e foi tomado injustamente . Hoje na aldeia Tupinambá existe cerca de seis mil Índios cadastrados pela FUNASA que estão sem terra vivendo em condições precárias por que além de não ter terra para se sustentar ninguém dá emprego para índio aqui na região sem falar nas ameaças que sofremos pelo fato de sermos Índios , mas se tivecimos terra sofreríamos ameaças sim mas pelo-menos teríamos terra para se sustentar sem pedir nada a ninguém e não estaríamos nos arriscando tanto como estamos agora .
Mas mesmo com todas essas barreiras que estamos enfrentando não deixaremos de lutar pois as barreiras são grande mas nossa raça é maior !!!!!!!

postado por : Curupaty Abaeté
e-mail : curupaty@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. infelismente desde que esta terra chamada brasil foi invadida e tomada a força e infelismente colonizados vieram varios tipos de raças para usufruirem da riqueza que deus deixou aos seus antepassados hoje talves nem estaria aqui mesmo que prefiro morar em um plano espiritual do que nesse planeta onde reina a ganancia e discordia mais tenha fe q deus vai providenciar algo bem maior para todos que sofrem pela injustiça

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here