COMO ASSAR CASTANHA DE CAJU

80 469



Para assar castanhas, é necessário quatros pedras, do mesmo tamanho, para serem perfiladas duas na frente e duas a trás, e com isso for uma trempi, que é uma forma de fogão, após fazer a trempi. É necessário à lenha, de preferência lenha de angico, que queima por mais tempo, e faz pouca fumaça, e depois colocar a lenha dentro da trempi, fazer o fogo. Após o fogo pronto, pegar o frande, que é uma caixa quadrada, feita de lata de ferro, e cheia de furos como uma peneira, então é só colocar as castanhas tiradas do caju, no frande e assar, o furo do frande serve, para que a castanha crua tenha um contato direto com o fogo. Pois a castanha, em contato direto com o fogo, a castanha crua solta um óleo inflamável, e com isso as castanhas pegam fogo.
E quando a castanha tiver, pegando fogo, a pessoa que tiver assando tem que mexer, com um pedaço de madeira, para que as castanhas, não assem de um lado só, e também tem que ficar atento, para que as castanhas não queimem, pois quando as castanhas estiverem douradas, já estão no ponto para serem tiradas. Para tirar as castanhas do frande, quando tiverem assadas é muito simples, é só pegar a mesma madeira, que está sendo usada para mexer, e virar o frande na areia, e para apagar o fogo das castanhas, é só jogar areia por cima.

E depois de assar a castanha, vem o processo de quebrar a castanha, para quebrar a castanha é necessário: duas pedras pequenas, uma servira de apoio para a castanha, e a outra pedra, servira para a pessoa que tiver quebrando a castanha, bata na castanha que estará apoiada, na outra pedra até que a castanha quebre. Após quebrar a castanha é só retirar, o miolo, pois só o miolo é que serve para o consumo, e depois de fazer tudo isso, as mãos de quem tiver quebrando a castanha ficara toda preta, e essa sujeira preta é muito difícil de retirar, das mãos, mas para retirar essa sujeira, é só passar o caju nas mãos que a sujeira sai.

Depois de fazer todos esses processos, de assar e quebrar a castanha, vem o melhor da festa, que é saborear, a verdadeira castanha de caju do Nordeste.

Solange Monteiro dos Santos

80 comentários

  1. As pessoas que leram essa matéria e que tiverem interesse, vendemos castanhas de caju torradas, que são produzidas em nossas cooperativas aqui no Ceará.

  2. eu queria obiter + informações
    mas é muito bom
    muito origada por me encinar me á fazer

    Obrigada por ler minha sugestão

  3. eu queria obiter + informações
    mas é muito bom
    muito origada por me encinar me á fazer

    Obrigada por ler minha comentario

  4. Não é possível ser tão complicado preparar castanha de caju!!!
    Tem que ter uma maneira mais simples, mesmo assim obrigada pela receita!

  5. Gostaria de saber a melhor forma de assar castanhas e que ao quebra-las, as mesmas não se espatifem. Estamos assando castanhas para nosso proprio consumo, mas não conseguimos que as mesmas saiam inteiras. Todas que quebramos só saem de dentro da proteção espatifadas. Agradeço antecipadamente, Simone Macedo.

  6. um amigo possui alguns pés de caju em sua propriedade e não sabia como assar as castanhas,portanto as informações por vcs disposnibilzadas o ajudará muito.
    obrigado

  7. Tenho interes en contatar Solange Montero para receber amostras da castanha de caju torrada na brasa.Por favor entrar em contato com Rafael via email e dar seu telefone de contato.
    Ats
    Rafael Afan

  8. parabéns pela diga nos aqui de salvador ja beneficiamos as castamhas ja assadas fazemos de leite cond.,chocolate,pimenta,pizza, caramelizada,salgada,com otima qualidade contato 071-91353520.

  9. Boa Noite.

    Gostaria de saber qual o melhor processo para conservação da amêndoa da castanha de cajú e até por quanto tempo ela pode ser estocada para o consumo humano.

    Saudações,
    Maria das Graças Barbosa de Amorim

  10. gostei muito do processo de preparar castanha de caju , mas achei muito dificil ,é mais fácil comprar no supermercado !!!

  11. Existe algum equipamento industrial para assar e embalar castanhas? qual? e onde encomtro? tenho sitio com 50 a 60 cajueiros e toda safra de castanhas mando meus auxiliares assarem queimam e quebram maior quantidade; pois eles usam este processo. Como faço para adquirir equipamentos ou como fazer pra nao peder as castanhas? Gostaria de uma resposta urgente!!!

  12. ola
    ontem (12/02/2009) peguei uma castanha de caju e, apenas tinha ouvido falar que era comestivel, mas nunca tinha comido. O fato é que peguei uma castanha e cortei a no meio e saiu uma especie de seiva ( leite ) . Como todo bom curioso levei no naris para cheirar . No mesmo momento senti uma ardencia, lavei com sabao e passou . Bom, o fato é que sou professor e no outro dia estava na sala de aula e, ao ver uns alunos de gracinhas, dei lhes uma bronca e os mesmo continuaram na bagunça. chamei lhes a atenção novamente e questionei se estava ali na frente com nariz vermelho de palhaço. a sala caiu na gargalhada pois a castana de caju tinha me causado uma queimadura na ponta do nariz. Somente depois é que medei conta ao ver o nariz vermelho o que me causou um ataque de rizos. Ah castanha de caju, ah falta de experiencia!!!!!!!!!!!!

  13. Que saudade da minha terra, hoje comprei castanhas deliciosas, doces como mel, mas… moro em apartamento e não tenho como assar, dá uma triteza! lembro a minha infância no sitio em belmonte, ou nas minhas ferias em Porto Seguro, quando meu Pai, em um fogão de lenha assava, e a nossa diverssão era descacar ainda quente, Ufa! estou de água na bôca, e as castanhas na pia.

  14. Muito boa sua Materia, e gostaria de informar que os nutriconistas estão orientando que vc consuma pelo menos 02 (duas) amendoas de castanhas de caju por dia o que fazrá muito bem para a saude, sobre o colestorol amendoas de castanha de caju não fazem mal – Uma curiosidade uma odontologa Norte americana, está realizando um estudo que comprova que se a pessoa não tiver Carie dentaria e consumir amendoas de castanhas de caju, ela jamais terá carie e se ja tiver com o consumo de castanhas de caju estabiliza não deixando que a carie aumente o tamanho.

  15. Tive uma intoxicação com o LCC – liquido da castanha de caju pois comi uma castanha crua o que jamais deve ser feito. Tive queimaçao e irritaçao na boca e nos labios e uma corrosão leve na pele da mao onde caiu o liquido. Os efeitos passaram em algumas horas mas me assustaram porque aparentemente era uma fruta inofensiva. O liquido é muito caustico e pegajoso entao é dificil limpar por isso é bom ter cuidado ao mausear e nao ingerir de forma alguma. Castanha agora so muito bem assada.

  16. Boa noie,aprendi uma forma bem legal e rapida de retirar a castanha do fruto apenas fritando…isso mesmo…fritando…em uma panela funda colocar oleo e as castanhas,deixar a panela tampada, pois algumas podem pular que nem pipoca,retire do oleo espere esfriar e retire a castanha… ótimo, rápido e pratico, tenho certeza que vao gostar.

  17. encontrei alguns cajus por acaso, entao descobri que a unica arvore do meu quintal é um cajueiro, entao recolhi diverssos frutos e esperimentei um sabe natural direto do pé é bem melhor né. entao me lembrei da castanha que gosto muito , foi ai que resolvi assa-las , ao principio pensei em colocar numa forma e levar ao forno do fogao a gaz , ainda bem que tive uma ideia melhor ainda que foi de consultar a tia net e agora que ja sei como fazer o assado vou esperar o restante da colheita . grato pela receita .

  18. Qualquer informação é sempre bem vinda… a forma de assar a castanha do cajú, ou ainda a sujestão de fritá-la em Óleo, melhor ainda…meus respeito, e congratulações, às pessoas e que gostam de ajudar sempre…

  19. Gostaria de saber se posso assar as castanhas em forno a gás e em média quanto tempo leva assando? Ficarei agradecida pela resposta,pois tenho muitas castanhas e não sei como fazer

  20. Muito obrigada pela ajuda… Há quase um ano eu e meus pais compramos um sítio e descobrimos um pé de caju. nós ja ajuntamos muitas castanhas agora é só torrar. Minha dúvida é quanto tempo demora todo esse processo?
    Desde já obrigada pela Resposta!

Partilhe um comentário