Na nossa aldeia a aproximadamente quatro tipo de religião. No ano de 82, os índios Pataxós Hãhãhãe chegaram de Almada retornando-se a suas terras de origem. Acamparam na aldeia em um grande curral, em frente e sede do Caramuru, no mesmo lugar onde hoje é um colégio.
Muitos índios saíram, escorraçados pelos os guerrilheiros (fazendeiros), e vários foram para o estado a fora.
Quando retornaram, alguns já voltaram sendo protestantes, espiritistas e/ou católicos.
Mesmo pelo fato de haver essa diversidade religiosa o índio tem a sua própria religião, por exemplo, o toré, é o canto sagrado de todos os índios, a fé do índio já vem desde o seu nascimento, o índio é povo diferente no sentido de inocência, Tupã é o Deus que criou toda a natureza humana.
A macumba chegou até a aldeia da mesma forma que todas as outras religiões chegaram, através do contato com o não-índio, a verdadeira religião indígena está na dança indígena , pintura e no canto sagrado do toré, mas isso não impede o fato de o índio escolher entre qualquer outra religião para seguir.

Pintura indígena
Pintura indígena

Muitos confundem o Pajé como um macumbeiro, na verdade o Pajé é um líder sábio, o qual recebeu do pai Tupã a sabedoria espiritual de curar o seu povo através das plantas nativas.
As religiões na tribo chegaram depois da mistura com o não-índio, a protestante chegou a nossa aldeia no ano de 82. Um homem conhecido por Ider ficava cantando hinos e passando filmes da vida de Jesus, e por isso muito se emocionavam e vários passaram a serem protestantes, outros índios se casaram com espiritistas ou pessoas de outras religiões. Naquela época os índios já tinham o apoio da igreja católica, o cacique autorizou que os padres viessem realizar as missas na aldeia, então os padres vinham todos os domingos celebrar missa na aldeia. Assim esta a aldeia, com índio protestante, católicos, espiritistas, entre outros.

Temos em nossa aldeia algumas religiões que não são reveladas. A também três igrejas uma católica e duas protestantes. Estamos hoje com a nossa cultura em resgate, pois a nossa cultura é nossa verdadeira religião criada pelo pai de toda natureza humana.
Na minha visão vejo quatro tipos de religião, porém todas elas se resumem na mesma corrente de fé.

fonte: Edesio Pataxó

por: Hemerson Pataxó
hemersonpataxo@gmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Colei sua matéria no blog:com a foto da baheta de outra matéria pois não consegui colar seu video. (pcdobriogrande.blogspot.com) Saudaçoes Socialistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here