É importante os jovens criar essa organização, é incentivar as outras pessoas, a reivindicar os seus direitos, que são garantido por lei… outro dia eu estava lendo uma matéria sobre os índios urbanos, tem índios que abandona suas aldeias para ir viver na cidade grande, e lá não tem muitos sucessos acaba trabalhando de escravo para os outros, os jovens começa a usar drogas, e se prostituírem…isso é uma vergonha cadê os nossos governantes??? fico indignado com umas coisas dessas, porque eu sei o que é trabalhar fora da aldeia eu passei por isso, tem um depoimento de um índio que diz sair da aldeia para ter o mesmo direito dos brancos, “os direitos de cidadãos, saúde, educação segurança e etc.. porque o nosso governo não enxerga e nem faz um senso no Brasil pra ver como estão as vidas dos índios nas aldeias, eu conheço aldeias nesse pais que tem índios que passam fome, eles vive uma vida de miséria…ai para quem não conhece a história diz que índios são preguiçosos, como vamos trabalhar sem as nossa terras “que foram roubada de nós”… temos que mudar essa política, vamos colocar pessoas capazes para nos representar e cobrar os nossos direitos…já está na hora de colocarmos um índio parlamentar, para nos representar e cobrar, nós temos muitos índios capazes de ser um deputado federal e estadual… e com certeza, esses jovens é o futuro de amanhã, e quero aproveitar a oportunidade e lembrar a presença da antropóloga “Maria Hilda Paraíso”, ficamos orgulhosos, porque ela quem é responsável por nossa história, ela quem sabe da realidade de todos nós Pataxó Hã-hã-hãe…queremos parabeniza-lá por seu trabalho e sua presença neste encontro. e dizer a todos os jovens que vai em frente, as vezes há barreiras, mais tem que serem fortes e superar, não desista, é com sofrimentos que sabemos dar valores as vitórias.
um abraço a todos, quero parabenizar a todos voces, jovens, lideranças,índios on line, Thidewas, Esparança da Terra, visitante, anciãs e demais companheiro…tupã que abençoa a todos.

Jovanildo Titiá

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A muito tempo lutando em prol do Povo indígena do qual faço parte, até ameaças de morte já recebi. Mas não me calo! pois os espíritos de meus antepassados está comigo. E a proteção de Tupã.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here