O Rio São Francisco para nós ribeirinhos [povos indiginas] é nosso pai , nossa mãe , nosso irmão , a nossa familia é a nossa vida , ele é antigo existe a muitos anos , não sabemos qual a sua idade , mas comemoramos todos os dias a sua existencia.
No dia 04/10/2006 , uma rede de televisão divugou o anivessário do rio São Francisco , a comemoração não é do nacimento do rio, mas da invasão dessa terra que foi envadida a 505 anos atrás , que foi colocado pelos portugueses o nome de brasil.
O Rio ja existia a milhares de anos nele o nosso povo aqui estavam ,não tinha erosão , poluição , queimadas e contaminação causada pelo homem , tudo o acontecimento antigamente era fenomeno da natureza.
Hoje em dia esta tendo muitos esgotos caindo no rio , muitas areas nas margens desmatadas e degradadas com isso esta provocando erosão e enterrando o São Francisco , tem muitas barragens , que é controlada pelos homens , que prende e soutam as águas na hora que querem.
Com as barragens os peixes não tem como se reeproduzir na época da piracema , e assim muitos dos peixes e animais estão instintos , temos que preserva a nossa vida , que é o nosso Rio , pois sem ele não existimos.
O Ministerio do meio ambiente o Ibama junto com o gorverno federal e a conciência de todos o brasileiros , ribeirinhos ou não são os principais que podem salvar o Rio São Francisco , esta em tempo , se continuar como esta , nossos netos e birnetos não conheceram o Rio São Francisco , só ovira a sua história.

Robson baltumbalala
robsbal@hotmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

29 COMENTÁRIOS

  1. Bal:
    Muito boa sua materia.
    Esse tema de comemoracao é mais uma brincadera (sacanagem)que eles fazem com o povo. Graças a Tupã voce sabe que nao “descoberto” e sim INVADIDO…Espero que atraves desta materia e de outros movimentos cade vez sejam mais as pessoas que nao engulam essas comemoracoes e se juntem a luta em defesa do que justo, do que vale….do que é por todos

  2. olha cara suas idéias são ótimas, tanto que eu peguei se texto pra ser estudado em sala. o problema são os erros, tive que reler para concertá-lo, assim como temos que preservar nosso patrimônio natural, temos tambem que preservar nossa gramática voce não acha?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here