A CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, há muito tempo vem utilizando as terras Pankararu, como via para suas torres e cabos transmissão elétrica.

E por isso o povo Pankararu vem lutando, para ser indenizado, e essa luta já dura cerca de 10 anos, e até os dias de hoje nada foi definido ainda, e o povo Pankararu ainda core o risco de pagar energia.
Até porque desde a década de 60 que a CHESF, vem ocupando as terras Pankararu danificando e prejudicando, a biodiversidade de um povo. E através de seus cabos de alta tensão, vem causando danos invencíveis ao meio ambiente Pankararu.
Então por isso o povo Pankararu, vem a dez incansáveis anos, tentando receber uma indenização, que por direito o povo Pankararu trem a receber.
E não podemos esquecer, que o território Pankararu, terra é patrimônio de todos os Pankararu, e o dinheiro da indenização, vai beneficiar todo um povo.
Já foi feita uma comparação, de quanto a CHESF deve para o povo, e através dessa comparação, ficou definido que a CELPE – Companhia Elétrica de Pernambuco, terá como compromisso também arcar em partes com a indenização.
E a procuradoria da FUNAI, que até o momento está trabalhando no caso, não resolveu nada, e só adia cada vez mais o pagamento da indenização, e isso causa uma sensação falta de vontade de um órgão do governo, que no momento é o único que foi criado, para trabalhar diretamente, com os povos indígenas.
Mas Pankararu é um povo guerreiro, e nuca desiste de seus objetivos, e sempre lutara, cada vez mais pelos seus direitos.

Aida Paulina
e-mail: aydapank@yahoo.com.br