A CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, há muito tempo vem utilizando as terras Pankararu, como via para suas torres e cabos transmissão elétrica.

E por isso o povo Pankararu vem lutando, para ser indenizado, e essa luta já dura cerca de 10 anos, e até os dias de hoje nada foi definido ainda, e o povo Pankararu ainda core o risco de pagar energia.
Até porque desde a década de 60 que a CHESF, vem ocupando as terras Pankararu danificando e prejudicando, a biodiversidade de um povo. E através de seus cabos de alta tensão, vem causando danos invencíveis ao meio ambiente Pankararu.
Então por isso o povo Pankararu, vem a dez incansáveis anos, tentando receber uma indenização, que por direito o povo Pankararu trem a receber.
E não podemos esquecer, que o território Pankararu, terra é patrimônio de todos os Pankararu, e o dinheiro da indenização, vai beneficiar todo um povo.
Já foi feita uma comparação, de quanto a CHESF deve para o povo, e através dessa comparação, ficou definido que a CELPE – Companhia Elétrica de Pernambuco, terá como compromisso também arcar em partes com a indenização.
E a procuradoria da FUNAI, que até o momento está trabalhando no caso, não resolveu nada, e só adia cada vez mais o pagamento da indenização, e isso causa uma sensação falta de vontade de um órgão do governo, que no momento é o único que foi criado, para trabalhar diretamente, com os povos indígenas.
Mas Pankararu é um povo guerreiro, e nuca desiste de seus objetivos, e sempre lutara, cada vez mais pelos seus direitos.

Aida Paulina
e-mail: aydapank@yahoo.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Aida voce está parabéns.
    Pois está certa devemos luta pelo nosso objetivo, nunco desista dos sue sonhor.
    buscando todos os sue direitos para cada um de nós parentes que tupã esteja sempre como voce te abreçoe.
    beijos muita paz ?

  2. Tem que lutar para buscar justiça…
    Se organizar e mandar esta e outras cartas para a FUNAI, para CHESF… Buscar nas universidades, nos estudantes de advogacia, nos sindicatos…Apoio para conseguir a indemizacao necesaria e suficiente para reverter os danos….Irrigar as terras PANKARARU, reflorestar, manter a comunidade limpa….
    Os kiriri, parecem também ter problemas com a companhia de eletricidade da Bahia..a COELBA…Seria bom voces conversarem mais sobre isso…trocarem experiencias….
    FORÇA!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here