Nós representantes, do CONSELHO LOCAL DE SAÚDE INDIGENA DO SUL DA BAHIA, solicitamos uma reunião em caráter de urgência ao chefe do DISTRITO SANITÁRIO ESPECIAL INDIGENA ? FUNASA. JORGE ARAUJO, no dia 09 abril de 2010, o mesmo se recusou a atender a nossa reivindicação. O objetivo desta reunião era saber sobre o recurso que veio para a construção da rede de água da aldeia Caramuru, que está no DSEI desde o ano passado. Contratação das farmácias, assistência nos casos de emergência na comunidade, motorista da FUNASA que fica farreando com o carro público. Brigas entre funcionários que está prejudicando a comunidade. E funcionário que desrespeitas lideranças e incentiva brigas internas na comunidade.

A presidente CLSI, Zenólia Souza Melo, se encontra decepcionada e humilhada pela a forma que foi tratada pelo o chefe do DSEI. Na comunidade todos os dias ela ver o seu povo sofrer, na carência de saúde. “Aqui na minha aldeia, tem muitos índios sofrendo por falta de exames para diagnosticar ou confirmar a doença, doentes precisando de remédios que não tem na farmácia básica, enquanto existe recurso para contratar farmácia. As famílias indígenas que moram na aldeia do Caramuru, que há muito tempo vêm sofrendo por falta de água, sendo que existe recurso descentralizado para a construção da rede de água e o chefe do DSEI não tem dado muita importância ao sofrimento de nosso povo. 60 módulo sanitário (projeto da FUNASA) estão sendo feitor de péssima qualidade, tem banheiro que ainda não foi inaugurado e está caindo aos pedaços… Que para mim significa um desperdício do dinheiro publico. Agente ia uma comissão para Porto Seguro, nos reunir com Jorge Araújo, mas ele não quis nos receber, colocando para nós um monte de dificuldades, do qual acreditamos que é muita enrolada. O mesmo deveria está prestando serviço na sede do DSEI, entretanto, se encontra em Porto Seguro recebendo diária sem prestar atenção aos casos imergências que está passando em nossas comunidades. Outro fator é que tem motorista que trabalham nos carro locados pela a FUNASA trabalhando 24 dia sim, dia não colocando em risco as vidas do índios”

A comissão : presidente do CLSI, um cacique Pataxó Hãhãhãe, e mais 2 lideranças do conselho de saúde .

“Está na hora de pedir socorro ao povo” implora a presidente do CLSI

Zenólia Souza Melo-Pataxó Hãhãhãe
Presidente do Conselho Local de Saúde Indígena do Sul da BA

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A muito tempo lutando em prol do Povo indígena do qual faço parte, até ameaças de morte já recebi. Mas não me calo! pois os espíritos de meus antepassados está comigo. E a proteção de Tupã.

2 COMENTÁRIOS

  1. MEUS CAROS PARENTES QUAIS AS PROVIDÊNCIAS DEVE SEREM TOMADAS???
    OLHA EU TENHO A MINHA OPINIÃO PROPIA, NÓS INDIOS SAMOS ESCLARECIDOS, SABEMOS MUITO BEM REIVIDICAR NOSSOS DIREITOS, EXISTE MEIOS LEGAIS PARA BUSCARMOS A SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS, A QUESTÃO DAS VERBAS PUBLICAS EXISTE O ( TCU E CGU )ELES QUE TEM A COMPETÊNCIA DE AVERIGUAR… SOLICITAMOS UMA AUDITORIA POSTÉRIOMENTE UMA SIDICANCIA, PARA APURAR TAIS FATOS, TEMOS MINISTÉRIO PUBLICO, 6ªCÂMARA, QUE PODEMOS DENUNCIAR OS OUTROS PROBLEMAS…E TEMOS OS NOSSO REPRESENTANTES POLITICOS, TEMOS DEPUTADOS, SENADORES QUE PODEM AGENDAR PARA FALARMOS COM AS AUTORIDADES QUE O REPRESENTAM ESTAS ISTITUÇÕES MENSIONADAS.
    NÃO ADIANTA MAIS ESTÁ PROCURANDO O “JORGE ARAUJO”, ELE QUEM É O ESTOPIM DESSE PROBLEMA, ELE É UM ANT-INDIO QUE SEMPRE USOU SUAS TACTICAS PARA EXTERMINAR OS POVOS INDIGENAS NA BAHIA, VAMOS NOS ORGANIZAR FAZER UM DOCUMENTO COM ABAIXO ASSINADOS E VAMOAS BUSCAR A SOLUÇÃO… MUNIDOS DE DOCUMENTOS COM CERTEZA VAMOS TER SUCESSOS, VAMOS ENVOLVER O REPRESENTANTE DA CNPI, (CONSELHO NACIONAL DE POLICAS INDIGENAS) ELE TAMBEM TEM O COMPROMICIO DE JUNTOS REIVIDICAR OS NOSSOS DIREITOS GARANTIDO POR LEI…A FUNAI CRIOU UM SISTEMA DEPOIS DO NOVO DECRÉTO, AS COORDENAÇÕES TECNICAS QUE VÃO ATENDER DIRETAMENTE OS INDIOS, O PRESIDENTE MARCIO MEIRA DEIXOU A CRITÉRIO DOS INDIOS INDICAREM SEUS COORDENADORS, NÓS É QUEM VAMOS ESCOLHER OS NOSSOS REPRESENTANTES, PQ A FUNASA Ñ COPIA ESTE MODELO…ASSIM FICAMOS LIVRE DE PROBLEMAS, Ñ DEIXAR JORGE ARAUJO FAZER O QUE BEM QUER, ELE AQUI É UM DITADOR, E Ñ QUEREMOS PESSOAS DESSAS NATUREZA TRABALHANDO COM NOSCO PRICIPALMENTE NA AREA DE SAÚDE ELE Ñ TEM ÉTCA PROFICIONAL DE ASSUMIR UM CARGO PARA TRABALAR COM INDIOS, VAMOS DAR UM BASTA NISSO…TINHAMOS UMA PESSOA MUITO COMPETENTE E PREPARADA PARA TRABALHAR COM NÓS O Sr, “JONAS” MAIS INFEZLISMENTE Ñ DERAM A OPORTUNIDADE DO RAPAZ TRABALHAR PQ SABIA OUVIR O INDIO… ELES QUEREM PESSOAS COMO O Sr JORGE ARAUJO E FIRMO….AGORA TEM QUE SER UMA ARTICULÃO BEM FEITA COM TODOS OS PARENTE DA BAHIA,ONDE É JURIDICIONADO A ELE…É IMPORTANTE DEIXAR DE FORA AQUELE COMPANHEIRO PELÊGOS QUE GOSTA DE RECEBER MIGALHAS DA FUNASA… LEVAR PESSOAS DE COMPROMICIO COM AS COMUNIDADES… ASSIM CONCERTEZA TEREMOS VITÓRIA… CAROS PARENTES. ESSA É A MINHA OPINÍÃO, QUEM Ñ GOSTOU PACIÊCIA.
    UM GRANDE ABRAÇO PARA MEU PARENTES INDIOS E Ñ INDIOS.

  2. Voces indios sao uns verdadeiros herois, tiro o meu chapeu pra voces , trabalhei 28 anos diretos com voces, fui varias vezes no xingu. estou no Parana de onde ja pedi para voltar para a saude do indio, onde espero fazer ainda muito por voces.um grande abraço a todos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here