EU, JOVANILDO VIEIRA DOS SANTOS, NA QUALIDADE DE ÍNDIO PATAXÓ HÃ-HÃ-HÃE, E HOJE ESTANDO À FRENTE DA CHEFIA DA CTL DE ITORORÓ, ESTIVE VISITANDO A COMUNIDADE BAHETÁ, JUNTAMENTE AO CACIQUE REGINALDO E OUTRAS LIDERANÇAS. LÁ, CONSTATEI MUITAS DIFICULDADES, DENTRE ELAS: A FALTA DE TRANSPORTE PARA ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA DOS ÍNDIOS DESSA ALDEIA SUPRACITADA, INFESTAÇÃO DE MUITOS ESCORPIÕES, COMO TAMBÉM O RIO COLÔNIA QUE SE ENCONTRA EM ESTADO DE MÁ PRESERVAÇÃO DENTRE OUTROS.

REUNI-ME COM ALGUNS LÍDERES, ONDE EXPLIQUEI AS DIFICULDADES QUE A FUNAI VEM ENFRENTANDO DEVIDO ESSA NOVA REESTRUTURAÇÃO. DEIXEI CLARO QUE O ATUAL COORDENADOR REGIONAL DO SUL DA BAHIA, SR. FRANCISCO PAES, ASSUMIU NO MOMENTO DIFÍCIL, ONDE FALTAM VARIADOS TIPOS DE RECURSOS, MAS QUE O MESMO TEM VALIOSAS IDÉIAS, BONS INTERESSES DE BUSCAR MEIOS, SUBSÍDIOS PARA A MELHORIA DAS CAUSAS INDÍGENAS.

APÓS O DIÁLOGO COM OS ÍNDIOS DA BAHETÁ, FOMOS À CIDADE DE ITAJU DO COLÔNIA, ONDE ARTICULAMOS PARCERIA COM O PREFEITO DESSA CIDADE, CITADA ANTERIORMENTE, ALGUNS DOS SEUS SECRETÁRIOS MAIS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE ARATACA, TERRA VISTA E UM TÉCNICO DO EBDA DE IBICARAÍ, DENTRE OUTROS. 

VALE RESSALTAR QUE FOMOS BEM RECEBIDOS E SALIENTO, COMO PONTO DE PARTIDA, A INSERÇÃO DOS ÍNDIOS DA ALDEIA BAHETÁ NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CAMPO MILTON SANTOS (CEEPCMS), LOCALIZADO EM ARATACA, ONDE SÃO OFERECIDOS CURSOS TÉCNICOS DE: AGROECOLOGIA, INFORMÁTICA, ZOOTECNIA, MEIO AMBIENTE E AGROINDÚSTRIA.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Jó, sei o quanto você é um grande seguidor em relação às causas indígenas.
    Continue nessa luta tão bela e muitas vezes árdua.
    Deus lhe abençoe e proteja.
    Lutar sempre, desistir jamais!
    Saudações, Nelma Pimenta.

  2. Adorei a matéira, é pela primeira vez que vejo um indios chefe mostrando o seu trabalho…continuem assim mostrado sua tranparencia de qualidade a respeito a seu povo, e tenho certeza com a força de vontade que voce carega para
    ajudar esse povo, tenho certeza que vai conseguir.
    Acretite em Deus que ele vai passar a sabedoria para você.
    Um abraço:

    Yonana

  3. Meu caro parente é isso ai espero ver mais coisas divulgado no nosso site, isso e mportante é uma forma de insentivo a outros chefes de CTLs e chamar a os nossos govenantes para o compromisso com as comunidades indigenas pq ultimamete está u caos pricipamente na área fundiária e saúde. Parabens Jovanido sei que vc é capaz meu camarada, felcdades pelo o seu trabalo. Um abraço

  4. MEUS PATRICIOS FICO ORGULHOSO PELO OS ELOGIOS DE VCS E DIGO MAIS, PODEMOS FAZER MELHOR SE TIVERMOS Á COMPEENSÃO, UNIÃO, RESPEITO E A CONFIANÇA DE TODOS, PODEMOS FAZER MUITO MAIS,ESTOU OTIMISTA COM OS NOVOS SERVIDORES QUE ASSUMIRAM SEUS POSTOS DE TRABALHO EM 2010, SÃO PESSOAS CAPAZES E TEM BOAS VONTADES DE FAZER UM TRABALHO DIGNO DENTRO DAS COMNIDADES.
    O QUE MIM PREUCUPA É COM ESSE CORTE NO ORÇAMENTO DA UNIÃO, ISSO Ñ VAI SER BOM E OS NOSSOS PLANOS DE 2011. TEMOS QUE BUSCAR OUTROS MEIOS, POR ISSO QUE EXISTE AS PARCERIAS…É ISSO AI MEUS PARENTES PREVE ESTAREI COM O BLOG, DA CTL DE ITORORÓ, ASSIM QUE ESTIVER PRONTO EU AVISO A TODOS VCS. VAI UM AVISO PARA SEBASTIAN, QUE PRECISO FALAR COM ELE, VOU PRECISAR MUITO DO SEU APOIO, ELE SEMPRE FOI PARCEIRO, DOS INDIOS. QUEM FALAR COM SEBASTIAN PEDE A ELE PRA ENTRAR E CONTATO COMIGO.
    FICO POR AQUI, UM FORTE ABRAÇO AOS MEUS IRMÃOS INDIOS E Ñ INDIOS.
    E PRECISANDO DO MEU APOIO PODE CONTAR COMIGO, MEU SAGUE DE INDIO AINDA CRRE NAS VEIAS….FICA TODOS COM TUPÃ

  5. Caros parentes e companheiros, a Comunidade Indigena da Aldeia Bahetá estar muito feliz em poder contar com um funcionário da FUNAI cheio de energia, dedicação e acima de tudo franqueza, que não trabalha com promessas enganadoras, o Jovanildo é essa pessoa.
    O mesmo passou uma semana aqui na Aldeia Bahetá nos ajudando a solucionar muitos dos problemas a serem enfretados na região, trabalhar em parceria e franqueza é o lema dele, trabalhar coma verdade é o que mais queremos, por isso Jovanildo, a Comunidade da Aldeia Bahetá lhe parabeniza pela sua iniciativa e dedicação em trabalhar com essa comunidade que muito precisa de pessoas com seu perfil e inteligencia.

    Reginaldo Ramos
    Cacique

  6. Saudações companheiro Aratimbó,

    numca tive dúvidas da sua capacidade.
    És um indio valoroso, que foi muito injustiçado por lideranças corruptas, mas você sabe que sempre te disse pra fazer a diferença.Não tem cabimento nos dias de hoje a corrupção assolar alguns órgão públicos , tornando-os obsoletos.è isso aí Jó parabéns a luta continua
    Avante sempre!!!!!!!
    do seu amigo sincero
    Nêgo Elder.

  7. Esse é meu mano, Jovanildo parabens!
    Realmente, é a pura verdade o que narra o texto acima, estive na sexta feira passada em visita a comunidade, e vir o quanto está grande as suas dificuldades.
    Acho que não importa o cargo em que assumimos no publico, o mais importante é não se calar diante de tal situação.
    Um abraço a todos os meus parente da aldeia Bahetá, em especial ao grande Guerreiro que é o Cacique Akanawã.

  8. Até quem fim um trabalho divulgado de um indio. É isso ai Aratimbó sei o quanto é capaz,as orportunidades pra vc nunca faltaram e sei do seu caratér, com certeza vai fazer um bom trabalho, com a sua hulmildade vc consegue.
    Só ficamos tristes que agora não vai ter mais suas criticas no site (indios oline), mais tenho certeza que vc sempre defendeu os direitos do seu povo, nunca deixou de ser conrupido como outros que já se venderam por migalhas para se calarem.
    Jovanildo quero desejar boa sorte, precisando do seu amigo sabe que pode contar.
    Um abraço

  9. Parabens pelo seu trabalho, não temos so a funai, para nos socorrer, moro em bauru/sp e trabalho na funai, ctl de bauru/sp, e infelizmente a funai não tem nada para oferecer aos nossos parentes, recursos zero, o jeito é procurar outras alternativas para que possa ter algum resultado. gildnei india terena

  10. Parabéns meu parente,você é o cara!a nossa aldeia agora tem a pessoa certa que com certeza vai lutar muito por essa comunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here