EU, JOVANILDO VIEIRA DOS SANTOS, NA QUALIDADE DE ÍNDIO PATAXÓ HÃ-HÃ-HÃE, E HOJE ESTANDO À FRENTE DA CHEFIA DA CTL DE ITORORÓ, ESTIVE VISITANDO A COMUNIDADE BAHETÁ, JUNTAMENTE AO CACIQUE REGINALDO E OUTRAS LIDERANÇAS. LÁ, CONSTATEI MUITAS DIFICULDADES, DENTRE ELAS: A FALTA DE TRANSPORTE PARA ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA DOS ÍNDIOS DESSA ALDEIA SUPRACITADA, INFESTAÇÃO DE MUITOS ESCORPIÕES, COMO TAMBÉM O RIO COLÔNIA QUE SE ENCONTRA EM ESTADO DE MÁ PRESERVAÇÃO DENTRE OUTROS.

REUNI-ME COM ALGUNS LÍDERES, ONDE EXPLIQUEI AS DIFICULDADES QUE A FUNAI VEM ENFRENTANDO DEVIDO ESSA NOVA REESTRUTURAÇÃO. DEIXEI CLARO QUE O ATUAL COORDENADOR REGIONAL DO SUL DA BAHIA, SR. FRANCISCO PAES, ASSUMIU NO MOMENTO DIFÍCIL, ONDE FALTAM VARIADOS TIPOS DE RECURSOS, MAS QUE O MESMO TEM VALIOSAS IDÉIAS, BONS INTERESSES DE BUSCAR MEIOS, SUBSÍDIOS PARA A MELHORIA DAS CAUSAS INDÍGENAS.

APÓS O DIÁLOGO COM OS ÍNDIOS DA BAHETÁ, FOMOS À CIDADE DE ITAJU DO COLÔNIA, ONDE ARTICULAMOS PARCERIA COM O PREFEITO DESSA CIDADE, CITADA ANTERIORMENTE, ALGUNS DOS SEUS SECRETÁRIOS MAIS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE ARATACA, TERRA VISTA E UM TÉCNICO DO EBDA DE IBICARAÍ, DENTRE OUTROS. 

VALE RESSALTAR QUE FOMOS BEM RECEBIDOS E SALIENTO, COMO PONTO DE PARTIDA, A INSERÇÃO DOS ÍNDIOS DA ALDEIA BAHETÁ NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CAMPO MILTON SANTOS (CEEPCMS), LOCALIZADO EM ARATACA, ONDE SÃO OFERECIDOS CURSOS TÉCNICOS DE: AGROECOLOGIA, INFORMÁTICA, ZOOTECNIA, MEIO AMBIENTE E AGROINDÚSTRIA.