Os professores das escolas Pankararu, desde a estadualização de suas escolas, tiveram a necessidade, de criarem um modelo de gestão escolar, que seguissem os critérios diferenciados e especifico que as escolas indígenas exigem, e através disso criaram a COEP – Central de Organização das Escolas Indígenas Pankararu. E com isso foram selecionados professores Pankararu, para coordenarem nas diversas disciplinas tanto indígena como não indígenas, e também foram selecionadas pessoas para cuidar das burocracias, que existem tanto nas escolas indígenas como nas não indígenas.

E atreves disso foi criado então a COEP, que há três anos vem desenvolvendo um trabalho, de busca da melhoria escolar indígena Pankararu.
Mas apesar de todas as dificuldades encontradas, os coordenadores da COEP vêm encontrando ao longo desses três anos, mesmo assim percebe-se uma considerada melhoria, na educação escolar Pankararu. E vários projetos foram implantados, como as horas aulas, que é uma forma de discutir, com os professores Pankararu como melhorar a educação escolar e para implantar algumas metodologias pedagógicas, e esse encontro se repete a toda ultima segunda-feira de cada mês. Entro outros também através da COEP, foram criados os Jogos Escolares Pankararu, a Semana da Cultura Pankararu, o Ensino Fundamental II de 5ª a 8ª série e o Ensino Médio e Normal Médio, tudo voltado à especificidade cultural e intercultural que envolve o povo Pankararu.
E com a coordenação geral de Elisa Urbano Ramos, que desde 1999 vem lutando, por essas e mas melhorias nas escolas Pankararu, os coordenadores, professores e comunidade indígena Pankararu, acreditam que essas atividades foi o primeiro passo, para futuras melhorias na educação escolar indígena Pankararu.

Alexandre Pankararu
alex@indiosonline.org.br