Prezados amigos, parentes, companheiros:

Tivemos o prazer de acompanhar, dos dias 21 a 24 de janeiro, o processo de seleção da primeira turma de indígenas que estarão recebendo aparelhos celulares como ferramenta de apoio para a luta do movimento indígena e para a caminhada de irmandade pela paz para todos.

Primeiramente queremos destacar que por questões orçamentárias teríamos recursos financeiros para escolher 30 pessoas responsáveis e que teremos em muito breve recurso para escolhermos mais 30, completando um total de 60 pessoas. É por isso, que hoje, ao tempo que publicamos os primeiros nomes resultantes de nosso primeiro edital CELULARES INDIGENAS, aproveitamos para abrir nosso segundo edital, chamada de convocação que permanecerá aberta ate o dia 8 de março, dia internacional da mulher.

Foi muito gratificante receber 60 inscrições, inscrições que apresentam o perfil forte de guerreiras e guerreiros indígenas que querem valer-se das tecnologias para buscar transformações sociais. É esperançoso saber que existem muitos parentes que se apresentam confiantes e desejosos de continuar a caminhada por um mundo melhor para todos. É com muita alegria que sentimos que esta iniciativa estará trazendo belos frutos e que terá continuidade e expansão. É entusiasta saber que em menos de 40 dias poderemos estar distribuindo uma segunda leva de celulares e que, independentemente disso, o portal continua aberto para qualquer e todos os índios, que poderão escrever textos e, se tiverem outras ferramentas, próprias ou emprestadas, poderão incluir fotos, vídeos, áudios. Tenham todos os indígenas certeza de que a REDE INDIOS ON-LINE é um espaço plural, democrático e aberto de participação e emponderamento de todos os indígenas que queiram e que sua coordenação fará tudo para auxiliar a cada participante nesse processo.

Para seleção da primeira turma tivemos como critério o perfil dos candidatos em referência a: compromisso com o bem comunitário, senso de responsabilidade, empenho e participação e diversidade étnica e regional. Existiram muitos indígenas com excelente perfis porem como o numero máximo era trinta, selecionamos 29 pessoas que tiveram unanimemente conceitos máximos por parte da equipe de seleção que foi composta por 7 indígenas de 4 nações diferentes.

Solicitamos agora que seja divulgada esta segunda chamada para que tanto os indígenas que não foram contemplados na primeira chamada bem como novos indígenas se escrevam. Para inscrever-se é só mandar um e-mail para celularesindigenas@gmail.com colocando no campo do assunto o nome do candidato e sua etnia. No corpo do email o candidato deve se apresentar com detalhes e relatar como pretende usar o celular.

Sebastian Gerlic e Potyra Té Tupinambá

CONFIRA A LISTA DOS SELECIONADOS:

1. Graciela Souza Guarani Ñandeva MS
2. Indianara Guarani Kaiowá MS
3. Nilso Morales Terena MS

4. Bainan Hahahae BA
5. Hemerson Hahahae BA
6. Arainha – Akanawan Hahahae BA

7. Jandair Ribeiro Tuxá BA
8. Dinaman Tuxá BA

9. Nailto Ferreira Tapeba CE

10. Sarapo Pankararu PE
11. Arace – Sandra Pankararu PE
12. Tainá – Patrícia Pankararu PE
13. Alex Xandão Pankararu PE
14. Luciano Pankararu PE

15. Ceiça – Conceição Feitosa Pitaguary CE

16. Luis Antonio – LULA Cumarú Potiguara PB
17. Tanielson Potiguara PB
18. Irembé Potiguara PB

19. Ubiraci Matos Pataxó Coroa BA

20. Kawran KaririXoco AL
21. Wykay / carrinho KaririXoco AL

22. Curupaty Tupinambá BA
23. Jaborandy Tupinambá BA
24. Potyra Té Tupinambá BA

25. Luis Carlos Tukano AM

26. Cristino Pereira dos Santos Wapixana RR

27. Antonio Macedo Dias Kaimbé BA

28. Laissa kaigang RS

29. Francisco Tabajara PI
30. THYDEWAS (celular para testes de sistema)

É sempre BOM LEMBRAR o texto apresentado no lançamento do projeto e do primeiro edital… As normas para o segundo edital são as mesmas…só muda o email de contato e as datas!!!!!

THYDEWAS busca indígenas de qualquer nação, etnias ou estado que desejem participar de um novo programa titulado: CELULARES INDIGENAS.

Através do programa INDIOS ON-LINE os indígenas atuam como jornalistas, historiadores e antropólogos de suas próprias realidades. Os INDIOS ON-LINE usam a internet para esclarecer fatos, denunciar irregularidades, estudar e para buscar o desenvolvimento com cidadania de suas comunidades.

CELULARES INDIGENAS é um projeto incluído em INDIOS ON-LINE, é uma iniciativa da THYDEWAS para o enriquecimento da REDE www.indiosonline.org.br , para a formação de indígenas e para o fortalecimento da luta indígena no Brasil.

Foi sentindo a falta de fotografias nas matérias já postadas no portal www.indiosonline.org.br ; Sabendo das dificuldades para escrever que alguns indígenas encontram; Conscientes da importância de termos arquivos de áudio e vídeo registrados pelos próprios indígenas e; Certos d potencia comunicativa da internet e dos celulares é que a THYDEWAS, neste novo projeto, visa ARMAR os índios com celulares que tiram fotografias, gravam áudio e vídeo com áudio.

CELULARES INDIGENAS visa selecionar indígenas, homens e mulheres, jovens e adultos, para distribuir celulares de ultima geração para que os próprios indígenas publiquem matérias no portal www.indiosonline.org.br

A ONG THYDEWAS estará selecionando entre 50 e 80 indígenas, tendo em consideração o perfil e o compromisso do indígena para com o projeto e para com a causa indígena.

O programa visa também reformular o portal para permitir o acesso direto de informações a partir de celulares e a leitura do portal através de celulares.

OS INTERESSADOS EM PARTICIPAR DEVEM ENVIAR UM EMAIL PARA:

Sebastian.thydewas@gmail.com

COLOCANDO NO CAMPO DE ASSUNTO SEU NOME, SUA ETNIA e a palavra CELULARES INDIGENAS.

No e-mail esperamos:
1 – Sua apresentação (seu nome e etnia, onde você mora, o que você já tem feito na sua vida, qual é sua relação com a luta de sua comunidade e da causa indígena em geral).
2 – Sua opinião sobre o programa INDIOS ON-LINE e sobre a nova iniciativa celulares indígenas.

QUEM ENVIAR SUA CANDIDATURA ESTARÁ CONCORDANDO COM:

1 – Será responsável pelo celular que estará sendo entregue a título de EMPRESTIMO pelo período de seis meses, se após este período foram cumpridas as exigências do programa, o celular passa ser DOADO para o indígena.
Se o uso do celular for considerado insatisfatório pela comissão a ser formada por 04 indígenas de 04 etnias escolhidos pela THYDEWAS, o indígena deverá devolver o celular a um dos membros da comissão (ou seus suplementes) ou a um dos sócios efetivos da THYDEWAS.
Se o celular for perdido ou danificado por irresponsabilidade do indígena antes de completar os seis meses de EMPRESTIMO, o indígena se responsabilizará a ainda assim cumprir com as obrigações deste acordo ou devolver o valor equivalente ao celular, estipulado em R$ 500,00.

2 – O indígena responsável deverá postar todo mês, a partir do recebimento do seu celular, como mínimo 02 matérias no portal www.indiosonline.org.br , podendo ser estas: texto com foto, texto com áudio e texto com vídeo. A comissão indígena do programa, assim que postada a matéria fará uma avaliação, dando imediato parecer ao seu autor sobre se pela extensão e qualidade do material será esse considerado ou não como matéria e as devidas observações.

O PRAZO MÁXIMO DE RECEBIMENTO DE CANDIDATURAS é 20 de outubro de 2008.

Outros esclarecimentos:

– O responsável do celular pode emprestar o aparelho para quem quiser, mas continuará sendo responsável pelo aparelho.
– Uma inscrição pode ser feita por um indígena ou por uma dupla, mas por razoes contratuais, um só indígena por aparelho será considerado responsável.
– Não há obrigatoriedade da THYDEWAS de repassar ajuda de custo para os participantes, nem créditos de telefonia e nem concerto de aparelhos. Usar as funções telefônicas do aparelho que não forem gratuitas é de responsabilidade de cada indígena, salvo em casos especiais em que a comissão repassará os recursos necessários para o participante cumprir com uma determinada missão.
– Toda matéria publicada deve estar assinada com pelo menos um nome, a quem se adjudica toda a responsabilidade do conteúdo postado; excluindo os outros participantes da REDE e a THYDEWAS de qualquer responsabilidade sobre o teor do conteúdo postado.
– A REDE www.indiosonline.org.br funciona no sistema Creative Commons, o que quer disser que qualquer pessoa pode copiar o material nela publicado e divulgar sempre e quando especifique o autor e a rede como fonte, não podendo alterar o conteúdo postado e não podendo utilizar o conteúdo com fines comerciais
– Todos os materiais postados na REDE poderão ser utilizados respeitando esses critérios e facilitando a nossos parceiros: Instituto Oi Futuro, Ministério da Cultura, Minsiterio das Comunicações, SERPRO e outros que por ventura vierem colaborar a utlização de promoção institucional de suas pessoas jurídicas por serem considerados parceiros deste programa.

Por favor todas as DUVIDAS E SUGESTOES sejam colocadas como COMENTARIO nesta mesma matéria.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns a todos que adiquiriram estes celulares , sabendo da importância deste instrumento na luta de vcs povos indígenas , para documentar , expor e fortalecer a cultura indigena , alem é claro de facilitar o contato entre povos distantes !!!! Parabéns aos idealizadores do projeto também , idéia brilhante !!!!

  2. meus Amigos Sebastian, Alex e Todos os que participam, se posso, queria dar uma pequena sugestiào: agora que estào postando videos, faiz e posta um video com alguem que DIZ tudo o que està ESCRITO aì? para as pessoas que ainda nào conseguem ler direitinho, como voçèis mesmo disseram no comentario!! è claro que assim como è, è un incentivo para as pessoas aprender ler melhor!! mas com os videos voçèis vào involver os velhinhos e as pessoas que nào quer mesmo aprender ler……

  3. meus Amigos Sebastian, Alex e Todos os que participam, se posso, queria dar uma pequena sugestiào: agora que estào postando videos, faiz e posta um video com alguem que DIZ tudo o que està ESCRITO aì? para as pessoas que ainda nào conseguem ler direitinho, como voçèis mesmo disseram no comentario!! è claro que assim como è, è un incentivo para as pessoas aprender ler melhor!! mas com os videos voçèis vào involver os velhinhos e as pessoas que nào quer mesmo aprender ler……

  4. Parabéns povos indígenas pela iniciativa, de estar participante na história como agentes atuantes. Agora podemos mostrar, escrever, fotografar, filmas nossas realidades. Nhenety Kariri-Xocó.

  5. Gente,desculpa descordar,acho q o homem branco está estragando a cultulra dos indios!Acho bem legal a cultura deles,dormir em redes,tomar banho todo dia (na frança há perfumes cherosos para desfarçar o fedor,pq la nao tomam banho todo dia) e comer milho,mandioca entre outros.Então,pense bem,se os portugueses nao tivessem descoberto o Brasil,a cultura seria maior e os indios mais numerosos.
    Beijo
    Milene

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here