NO dia 27 de abril de 2015 , fizemos uma celebração  na aldeia pataxó hã hã hãe na região da água vermelha localidade ( cabana, titiah e bainã).

 

Celebramos a perca de um grande guerreiro GALDINO PATAXÓ, e todos os nossos antepassados da nossa aldeia que ão longo dessa luta, pela demarcações das nossas terras deram suas vidas de maneira digna e sofredora.fizemos uma reflexão bastante emocionante, onde estava presente umas das irman de Galdino. Dona MARINALVA ARITIWÊ PATAXÓ que deu um depoimento muito emocionante, falando a dor que ela sentia ate hoje da perca do seu irmao .

Tivemos também presente o CIMI que teve essa consideração de fazer e elabora essa ideia brilhante, e um dos parceros que a muito tempo vem com nosco nessa caminhada de luta e sofrimento junto com o povo pataxó hã hã hãe, só temos que agradecer a essa instituição de grande respéito, e em nome da nossa aldeia agradecer de coração por tudo que tem nos ajudados CIMI.

LOGO em seguida minha vó maura deu também um depoimento falando que ela foi a ultima pessoa a falar com GALDINO PATAXÓ ele vivo, falou também que ela junto com GERSON , foram no hospital reconhecer o corpo -¨fui uma das imagens que ja mas vai sair da minha cabeça ver nosso parente naquela situação e ver a crueldade que aqueles bandidos fiseram com um indio inocente, e o mas chocante que não tem punidade para esses barbaros, esses bandidos que hoje em dia atual estão soltos e sem nem um remoço do que eles fiseram, esqueceram ate que GALDINO deichou familia e um povo com uma cicatriz imensa dentro dos nossos coraçoes.¨ ( termina um dos trechos da fala de Dona MAURA ROSA TITIAH VIEIRA).

Fez presente também o grupo TXIHI XOHA, com os coodernadores na minha pessoa RODRIGO ROCHA TITIAH E e MICHELE .E  alguns do membro do grupo, foi muito bom para o desenvolvimento do nosso conhecimento fazer presente em um momento tão especial como esse, contribuimos com , canticos indigenas, danças, participaçoes nas celebraçoes ….. em fim muito aproveitoso para nós jovens, faz parte da continuidade da nossa luta pataxó hã hã hãe.

E por fim termino com um frase de um dos nossos guerreiro conhecido por SAMADO.

 

¨ POSO ATÉ SERVI DE ADUBO PARA ESSA TERRA MAS DELA EU NÃO SAIO!!!! )

WP_20150427_024WP_20150427_042

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here