VIMOS POR MEIO DESTE PEDIR A ATENÇÃO E COLABORAÇÃO DE TODOS , EM RELAÇÃO A DEMARCAÇÃO DO TERRITORIO TRADICIONAL DO POVO TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA .

Desde já colocamos abaixo a situação que se encontra o povo tupinambá de Olivença sem seu território demarcado :

Comunidade tupinambá de Olivença

Nós comunidade, lideranças e caciques do povo tupinambá . Vimos por meio deste informar a sociedade, governantes e autoridades competentes, que a situação do povo tupinambá esta indo de mal a pior , sem nosso território demarcado estamos em situações ruins desde nossa reconhecimento como indígenas estamos sendo visados e ameaçados, pois nossa terra ainda não é demarcada . Hoje os indígenas deste território estão fazendo series de retomadas , por não ter mais condições de viver em outras aréas e não aguentar mais o sofrimento, preconceito e ameaças vinda do lado dos não indígenas . Mas infelismente sem o território demarcado a justiça também esta dando uma serie de liminares para retirar os indígenas das aréas que nos dias de hoje os indígenas se encontram morando, plantando e vivendo a cultura tradicional do povo tupinambá .
Nesta terça-feira 23/09/2008 por volta de de 9:30 da manhã foi cumprida mais uma liminar , na comunidade do santana índios que aviam ocupado uma aréa foram retirados da aréa sem direito de serem avisados pelo menos que a aréa estava com liminar de reintegração de posse , a policia federal agil com sigilo pegando os indígenas de surpresa, retirando mulheres, crianças, adultos e principalmente nosso anciões que ali habitavam, levando-os para uma casa na vila de Olivença onde ficarão por 15 dias . E depois ? Pra onde vamos? Onde iremos morar? Onde vamos plantar ? Onde vamos viver nossas crenças? Se o preconceito dos não indígenas para com os indígenas é muito grande . Como vamos viver sem nossa mãe ? Por que sem a terra nós não vivemos , o índio precisa da terra pois é nela que encontramos nossa maior força …

Devida a essa situação estamos aqui fazendo um apelo a toda sociedade , por que nosso povo esta se acabando nossos velhos estão morrendo pois não estão mais aguentando tanta incompreensão dos governantes nossas crianças estão perdendo nossos costumes, nossos jovens estão se adaptando
as culturas não indígenas e esquecendo sua verdadeira raiz, tudo isso se dá por não termos nossa terra ..
E aos governantes pedimos que não fiquem ai sentados em suas poutronas macias cheio de ar-condicionado. E olhem para nós aqui na base por que todos sabem que nós somos os verdadeiros donos dessa terra chamada BRASIL ..

desde já agradecemos a todos que nos ajudam e estamos contando com o apoio de todos outra vez!!!
Awerê!!!!!!

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Por que é tão dificil para algumas pessoas entenderem que a terra é fundamental para todos os parentes, ninguem está pedindo , apenas exigindo o que é dos parentes por direito.
    Não era para ocorrer isso, mais infelizmente no Brasil é assim, TEM LEIS mais nem sempre são comprindas.

    FORÇA PARENTES! FORÇA!

    Podem pisar,mais jamais deixe que pisem no espirito de vocês,quantos mais se levantam contra nosso povo mais nossas almas devem se levantar, conversem com os jovens, é muito importante o dialogo com os jovens.
    Guerreiros vivem de luta!!!

    Eu olho para terra onde nasci (Niterói) e dentro de mim uma parte sangra porque aqui meu povo não vive mais,restou apenas espiritos ,alguns como eu e todas aldeias sumiram nas cinzas a um bom tempo.

    Vocês na Bahia conseguiram unir novamente os parentes dai, conseguiram fazer o mais dificil não vai ser isso que esta ocorrendo agora que vai derrubar vocês,isso dara mais força para seguirem adiante.
    Eu não sei quanto tempo vai ficar assim, eu so sei que vocês já são vencedores meus parentes!!!!!
    FORÇA!

  2. FORÇA PARENTES! FORÇA SEMPRE, NÃO DESISTAM, LUTAR FAZ PARTE DE NOSSAS RAÍZES, ACIMA DE TUDO SOMOS BRASILEIROS E GUERREIROS, E MERECEMOS RESPEITO. ASSIM GARANTE A CONSTITUIÇÃO, PROCUREM AJUDA, EU ACREDITO NA INSTITUIÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, CIDADANIA SE CONQUISTA.
    BEIJOS PARA TODOS, DO TAMANHO DA FLORESTA.

    RITA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here