Nós, povos indígenas Pataxó hãhãhãe e Tupinambá de Olivença,após várias reuniões de Caciques ,Lideranças e comunidades em nossas Aldeias, tivemos a convicção de que a atual administração não vem usando os recursos em prol das comunidades Indígenas, que na maioria das vezes, são usados de forma errada nos repasses a seguir: Como diaria para os servidores, suprimentos de fundo e compras ilegal de peças para consertos de carros ilegalmente locados e etc.

A falta de transparencia de recursos destinados para a agricultura, a falta de apoio juridico para as Aldeias, e com isso vem levando a demora da demarcação do nosso territorio. Nós, Povos Indígenas do Sul da Bahia, sabemos a importância do funcionamento da FUNAI de Ilhéus para as nossas Aldeias, para que possamos desenvolver uma política de qualidade sustentável para as comunidades da região.

Queremos imformar a toda sociedade que Nós estamos a quatro (04) dias dentro da FUNAI de Ilhéus, reivindicando os nossos direitos, e que ela já vem a algum tempo com dificuldade de funcionamento.

CITAMOS ALGUMAS IRREGULARIDADES:

1- Três meses cortados água, luz, telefone e internet, e isso nos prejudicou a vinda das lideranças na AER, quando vinham reivindicar os interesses da comunidade sabendo que esses recursos são continuos na administração.

2- Queremos que seja investigados os recursos destinados para FUNAI de Ilhéus no exercicio de 2006 e 2007.

3- Consertos e aluguéis ilegais e contratos sem licitações de carros.

4- O mau uso do repasse das verbas da agricultura destinadas para as comunidades.

5- A falta de um maior apoio jurídico, com um procurador dentro da FUNAI de Ilhéus – BA.

6- Queremos a conclusão do relatório da terra Tupinambá de Olivença, e que a FUNAI, junto ao STF – Supremo Tribunal Federal, acelere o julgamento da terra Pataxó Hãhãhãe.

7- Durante três meses, mesmo com sede, a FUNAI funcionou na casa do servidor Joel Bezerra, sabemos que isto é ilegal.

8- Queremos que a auditoria, que vem intervir junto a FUNAI, ouça também lideranças e comunidades Indigenas.

9- Durante o periodo de 2006 e 2007, houve vários assasinatos com os índios, e
a administração de Ilhéus não tomou nenhuma providência.

Por isso, nós, revoltados com toda situação causada pelo mesmo, decidimos, com a comunidade, pedir a saida do administrador Agnaldo Francisco dos Santos da
AER de Ilhéus – BA. Diante dos fatos citados, exigimos uma auditoria para que investigue e apure o ocorrido na sede desta AER de Ilhéus, com o máximo urgência
e até mesmo para moralizar a política do partido PT na região.

Desde já queremos que sejam atendidas as nossas reivindicações pelo “PRESIDENTE DA FUNAI” – Brasília, e agradecemos pela compreenção e atenção de todos.

Povos Pataxó Hãhãhãe e Tupinambá de Olivença
Por Jaborandy Yandê Tupinambá
jaborandy@indiosonline.org.br