A aldeia Tupinambá – serra do Padeiro abrange os municípios de Ilhéus, Una e Buerarema. Localizada a 450 Km da capital Salvador-BA , tendo 175 famílias indígena vivendo tradicionalmente sua cultura. Desde 2004 vem sofrendo vários descasos por parte dos poderes públicos da região. Hoje é considerado o dia do Índio, e nesse dia a nossa comunidade se encontra indignada com os descasos que vem nos tratando,simplesmente porque estamos lutando para defender o nosso território tradicional. Hoje estamos sofrendo os preconceitos, ameaça e opressões que os nossos antepassados sofreram a 1500 anos atrás. Na ultima quinta feira dia 17 de abril o nosso cacique Rosivaldo Ferreira da Silva ( Babau ) foi convidado para uma reunião na FUNAI para tratar da composição do GT que fará o complemento do relatório do nosso território. Sendo preso dentro da FUNAI sem nem ao menos saber o motivo.
Estamos nos perguntando como uma pessoa é presa se no mandado de prisão não consta a causa nem ao menos o artigo que o acuse?
Sabemos também que todo cidadão tem direito a defesa, mas o Juiz da Comarca de Buerarema se nega a passar dados a Procuradora da FUNAI para que ela faça a defesa do índio.
Isso nos leva a confirmação de que tudo não passa de preconceito contra nós índios.
Entendemos que ele foi preso por não concordar com um acordo proposto por autoridades governamentais da região, os quais vem retendo verbas federais para investir na saúde indígena do povo Tupinambá de Serra do Padeiro, e nada é investido em prol da comunidade. Sofremos com pessoas com hipertensão, diabéticas e outras demandas de saúde e ninguém nos atende pois a FUNASA diz que é responsabilidade do município de Buerarema e o município de Buerarema nos nega o atendimento, e para resolver esse impasse a comunidade de Serra do Padeiro apreendeu os veiculos do município de Buerarema os quais estavam tirando cascalho ilegalmente dentro da aldeia sem a permissão da comunidade nem ao menos do IBAMA.
Maquina não tem vida nem sente dor, nem tem entes queridos para sofrer por sua ausência. Mas nós seres humanos sim, temos vida, direito e entes queridos que sofrem por descaso das autoridade.
Estamos indignados e nesse momento solicitamos vossos apoio para que nossa causa seja divulgada.

Atenciosamente,

Comunidade Indígena Tupinambá de Serra do Padeiro.

Recebi esse e-mail e se tratando de algo tão sério e que precisa de solução imediata, resolvi repassar para vocês.
Casos como esses estão se tornando rotina em nosso país.
Como fazer para solucionar isso???

Irembé Potiguara
irembe.indiosonline@gmail.com