A aldeia Tupinambá – serra do Padeiro abrange os municípios de Ilhéus, Una e Buerarema. Localizada a 450 Km da capital Salvador-BA , tendo 175 famílias indígena vivendo tradicionalmente sua cultura. Desde 2004 vem sofrendo vários descasos por parte dos poderes públicos da região. Hoje é considerado o dia do Índio, e nesse dia a nossa comunidade se encontra indignada com os descasos que vem nos tratando,simplesmente porque estamos lutando para defender o nosso território tradicional. Hoje estamos sofrendo os preconceitos, ameaça e opressões que os nossos antepassados sofreram a 1500 anos atrás. Na ultima quinta feira dia 17 de abril o nosso cacique Rosivaldo Ferreira da Silva ( Babau ) foi convidado para uma reunião na FUNAI para tratar da composição do GT que fará o complemento do relatório do nosso território. Sendo preso dentro da FUNAI sem nem ao menos saber o motivo.
Estamos nos perguntando como uma pessoa é presa se no mandado de prisão não consta a causa nem ao menos o artigo que o acuse?
Sabemos também que todo cidadão tem direito a defesa, mas o Juiz da Comarca de Buerarema se nega a passar dados a Procuradora da FUNAI para que ela faça a defesa do índio.
Isso nos leva a confirmação de que tudo não passa de preconceito contra nós índios.
Entendemos que ele foi preso por não concordar com um acordo proposto por autoridades governamentais da região, os quais vem retendo verbas federais para investir na saúde indígena do povo Tupinambá de Serra do Padeiro, e nada é investido em prol da comunidade. Sofremos com pessoas com hipertensão, diabéticas e outras demandas de saúde e ninguém nos atende pois a FUNASA diz que é responsabilidade do município de Buerarema e o município de Buerarema nos nega o atendimento, e para resolver esse impasse a comunidade de Serra do Padeiro apreendeu os veiculos do município de Buerarema os quais estavam tirando cascalho ilegalmente dentro da aldeia sem a permissão da comunidade nem ao menos do IBAMA.
Maquina não tem vida nem sente dor, nem tem entes queridos para sofrer por sua ausência. Mas nós seres humanos sim, temos vida, direito e entes queridos que sofrem por descaso das autoridade.
Estamos indignados e nesse momento solicitamos vossos apoio para que nossa causa seja divulgada.

Atenciosamente,

Comunidade Indígena Tupinambá de Serra do Padeiro.

Recebi esse e-mail e se tratando de algo tão sério e que precisa de solução imediata, resolvi repassar para vocês.
Casos como esses estão se tornando rotina em nosso país.
Como fazer para solucionar isso???

Irembé Potiguara
irembe.indiosonline@gmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Divido com os Amados da Serra a minha dor e consolidarizo com vcs a prisão arbitraria do nosso grande leder, Babau. Tudo isso não passa de armação na tentattiva de freiar a luta de vcs. A nossa lei é burralheira e só serve para punir pobre, Índio e Negro. Procure os seus direitos. Convoque a FUNAI para sanar o problema é dever dela. Um abraço a todos, Edumundo Santos Pataxó.

  2. Parentes,não se deixe levar por essa injustiça que estar acontecendo com vocês,porque é exatamente o que os “grandes” querem.Eles pensam que não sabemos os nossos direitos e o que fizeram é só uma forma de nos amentrontar,eles sabem das nossas dificuldade só que é mais facil prender um e mostrar para a sociedade quem tem o poder,só que não lutamos por poder e sim por dignidade de viver, todas as nossas ações só mostra o quanto os nossos governates não se importam com o nosso povo, poriso é que lutamos , saimos as ruas, vamos a Brasília ou melhor fazemos de tudo só para dizer que mesmo com tanto massacre ainda estamos aqui e vamos continuar lutado por nosso povo.
    Força parentes.

  3. o que vcs tem q fazerem é irem trabalhar,e deixarem de esplorar as terras que nao sao suas,e sim de todo o povo brasileiro.

  4. ñ entendo porque é tao facil criar uma tribo indigena neste pais, talvez seja interesse de a lguns governantes. Pois esta tribo foi criada agora, e o interessante é q em uma familia, alguns sao indios e outros ñ,talvez os q ñ sejam tenham vergonha na cara e sempre trabalharam para obterem o que tem, e os outros gostam de esmola dos governantes q tiram da populaçao trabalhadora e dao para estes preguissosos para comprarem carros de luxos e viverem curtindo com o dinheiro do povo que paga seus impostos e ñ sabem o q realmente se passa por aqui. Isto é uma vergonha, alem de ñ serem indios ainda invadem as terras de seus proprios irmaos e os deixam na rua da amargura em um pais que aé rico e a fome é grande tendo ainda pessoas q querem trabalhar e estes sem o q fazer os espulsam de suas terras mandando-os para as cidades onde ja estao inchadas sem empregos e sem pespectivas de vida. VCS q sao indios abram os olhos para estes falsos indios porque eles estao pegando o q vcs tem de direito e atraindo para eles e deixando vcs q realmente sao indios com fome e na miseria. INVESTIGUEM OS FALSOS INDIOS ISTO É PURO INTERESSE POLITICO AQUI NUNCA EXISTIU ESTA TRIBO, E ESTAO ROLBANDO O Q VCS TEM DE DIREITO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here