videos,aqui

Nós jovens indígenas Pataxó Hã-Hã-Hãe, realizamos nos dias 29 a 31 de março de 2010, na região da Água Vermelha, município de Pau Brasil, Bahia, encontro que teve como tema principal: “Preparando os jovens de hoje para a luta do amanhã”. Encontro realizado pelo grupou jovem TXIHI XOHÃ, tendo como objetivo: Capacitar os jovens da nossa aldeia para que os mesmos possam enfrentar e resolver os desafios que a eles são apresentados, e que também conhecendo seus direitos e seus deveres possam se envolvam mais nas lutas e movimento de nossa comunidade.

Tivemos a oportunidade de nestes dias refletirmos e aprofundarmos juntamente com nossas lideranças, nossos troncos mais velhos, Entidades de apoio e representantes de órgãos governamentais, vários temas importantes para a nossa formação, tais como: O papel das lideranças na comunidade; Ouvimos de nossos anciões a nossa história de luta e sofrimento e ajudados pela professora Maria Hilda Paraíso; Discutimos a questão da educação, a Lei Maria da Penha, a questão da saúde, abordando a questão das doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência, drogas, etc; Houve também discussão sobre o Conselho Local de Saúde Indígena; E por fim refletimos sobre o Movimento Indígena; Direitos e Deveres dos povos Indígenas aprofundados pelos representantes da APOINME e do CIMI.

Após estes aprofundamentos nos reunimos em pequenos grupos e definimos nos comprometer em:

_ Intensificar a nossa participação nos diversos espaços de luta da nossa comunidade;

– Nos qualificar cada vez através de encontros e de nossas reuniões;

– Contribuir na formação e motivação de outros jovens da nossa comunidade;

– Valorizar nossa história, valorizando os nossos anciões, respeitando e os escutando mais;

– Promover outros encontros para que possamos aprofundar ainda mais os temas aqui tratados;

– A combater a destruição da natureza em especial o desmatamento de nossas matas, ajudando as nossas lideranças nestas tarefas; Realizar oficinas de reflorestamento; Criando o Conselho Ambiental;

– Procurar desenvolver cursos e encontros que valorizem o uso da terra, tais como experiências de agro-ecologia, criação de sistemas agro-florestais;

– Luta pela qualidade da nossa água, em especial pela melhoria da água do Caramuru;

– Realização de oficinas de artes e cultura, sexualidade, artesanatos e ervas medicinais;

– Criação de Associação e o núcleo de jovens;

Também exigimos:

– Exigimos de nossas lideranças respeito e oportunidades para que possamos contribuir mais nas nossas lutas; Reunião com as lideranças e caciques, contemplar jovens nas viagens das lideranças;

– Exigimos a imediata paralisação do processo de criminalização contra as lideranças de nossos povos e solicitamos a imediata soltura do nosso parente Tupinambá de Olivença o cacique Babau e de todas as lideranças presas injustamente;

– A Construção de Políticas Públicas que priorizem a juventude indígena que respeitem sempre as nossas tradições e culturas;

– Exigimos da APOINME a imediata criação do espaço da juventude dentro desta organização;

– Participação de mais jovens no Acampamento Terra Livre;

– Respeito e mais cuidados com os índios deficientes das nossas aldeias;

– O retorno do julgamento pelo STF das nossas terras e a imediata devolução de nossas terras;

– Capacitação dos AIS e dos técnicos em enfermagem;

– Criação do Agente Familiar e grupo de agentes ambientais;

– Criação de um museu na área para valorizar ainda mais a nossa cultura, bem como um Centro Cultural;

– Criação de um colégio técnico agrícola para valorizar o nosso jeito de ser;

Iluminados pelo clarão da intensa Lua cheia que nos acompanhou nestes dias do nosso seminário, pedimos também que a Luz de Tupã nos ilumine nesta nossa caminhada.

Água Vermelha (Terra dos Pataxó Hã-Hã-Hãe), 31 de março de 2010.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A muito tempo lutando em prol do Povo indígena do qual faço parte, até ameaças de morte já recebi. Mas não me calo! pois os espíritos de meus antepassados está comigo. E a proteção de Tupã.

4 COMENTÁRIOS

  1. Muito Importate este docmento!!

    Já mandaram para algum órgão… tipo Funai, Funasa, Prefeitura, Escolas, Secretarias… os órgãos precisam saber que vcs estão organizados e atentos ao que se passa!!

    É isso ai… PROTAGONISMO JUVENIL!!!!

    Vcs todos estão de parabéns!!

  2. Prezado Fábio Titiá Baenã Hãhãhãe,

    Comugamos com vocês nessa grande empreitada e parabéns pela iniciativa. Como no comentário acima há sugestão de que a carta seja encaminhada a FUNAI e outras instituições, gostaríamos de mencionar que este seminário faz parte de uma ação da FUNAI intitulada “Apoio a Educação Complementar e Comunitária” um programa destinado a incentivar os jovens indígenas na reflexão de suas realidades e valorização de suas etnicidades e protagonismo juvenil. Por isso, cabe-nos aqui lembrar que o financiamento foi efetivado pela Coordenação de Educação Indígena/BSB, Coordenação de Gênero e Geracional/BSB e com o apoio do Setor de Educação da Coordenação Regional do Sul da Bahia – FUNAI/Ilhéus, todas com representação no evento. Ficamos muito felizes que o Seminário I Encontro de Jovens Pataxó Hãhãhãe “Preparando os jovens de hoje para a luta de amanhã” tenha sido uma boa oportunidade para um momento tão rico e produtivo nas reflexões.
    Maria Pankararu e Marcia Senger, ambas Professoras do Setor de Educação da Coordenação da FUNAI em Ilhéus. maria.pankararu@gmail.com

  3. É IMPORTANTE OS JOVENS CRIAR ESSA ORGANIZAÇÃO, É SENTIVAR AS OUTRAS PESSOAS , A REIVIDICAR SEUS DIREITOS, QUE SÃO GARANTIDO POR LEI… OUTRO DIA EU ESTAVA LENDO UMA MATÉRIA SOBRE OS INDIOS URBANOS, TEM IDIOS QUE ABANDONA SUAS ALDEIAS PARA IR VEVER NA CIDADE GRANDE, E LÁ Ñ TEM MUITOS SICESSOS ACABA TRABALHANDO DE ESCRAVO PARA OS OUTROS, OS JOVENS COMEÇA A USAR DROGAS, E SE PROSTITUIREM…ISSO É UMA VERGONHA CADÊ OS NOSSOS GOVERNANTES??? FICO INDDIGNADO COM UMAS COISAS DESSAS, PQ EU SEI O QUE É TRABALHAR FORA DA ALDEIA EU PASSEI POR ISSO, TEM UM DEPOIMENTO DE UM INDIO QUE DIZ SAIR DA ALDEIA PARA TER O MESMO DIREITO DOS BRANCOS, “OS DIREITOS DE CIDADÕES, SAÚDE, EDUCAÇÃO SEGURAÇA E ETC.. PQ O NOSSO GOVERNO Ñ ENXERGA E NEM FAZ UM SENSO NO BRASIL PRA VER COMO ESTÃO AS VIDAS DOS INDIOS NAS ALDEIAS, EU CONHEÇO ALDEIAS NESSE PAIS QUE TEM INDIOS QUE PASSAM FOME, ELES VIVE UMA VIDA DE MISÉRIA…AI PARA QUEM Ñ CONHECE A HOSTÓRIA DIZ QUE INDIOS SÃO PREGUIÇOSOS, COMO VAMOS TRABALHAR SEM AS NOSSA TERRAS “QUE FORAM ROUBADA DE NÓS”… TEMOS QUE MUDAR ESSA POLITICA, VAMOS COLOCAR PESSOAS CAPAZES PARA NOS REPRESENTAR E COBRAR OS NOSSOS DIREITOS…JÁ ESTÁ NA HORA DE COLOCARMOS UM INDIO PALARMENTAR, PARA NOS REPRESENTAR E COBRAR, NÓS TEMOS MUITOS INDIOS CAPAZES DE SER UM DEPUTADO FEDERAL E ESTADUAL… E COMCERTEZA, ESSES JOVENS É O FUTURO DE AMANHÃ, E QUERO APROVEITAR A OPORTUNIDADE E LEMBRAR A PRESENÇA DA ANTRÓPOLAGA “MARIA HILDA PARAISO”, FICAMOS ORGULHOSOS, PQ ELA QUEM É RESPONSAVÉL POR NOSSA HISTÓRIA, ELA QUEM SABE DA REALIDADE DE TODOS NÓS PATAXÓ HÃ-HÃ-HÃE…QUEREMOS PARABENIZAR POR SEU TRABALHO E SUA PRESENÇA NESTE ENCONTRO. E DIZER A TODOS OS JOVENS QUE VAI EM FRENTE, AS VEZES HÁ BARREIRAS, MAIS TEM QUE SEREM FORTES E SUPERAR, Ñ DESISTA, É COM SOFRIMENTOS QUE SABEMOS DAR FALORES AS VITÓRIAS.
    UM ABRAÇO A TODOS, QUERO PARABENIZAR A TODOS VCS, JOVENS, LIDERANÇAS,INDIOS ONLINE, THIDEWAS, ESPARANÇA DA TERRA, VISITANTE, ANCIÃS E DEMAIS COMPANHEIRO…TUPÃ QUE ABENÇOA A TODOS.

  4. Parabéns as jovens lideranças por esta iniciativa, todos Brasileiros tem debitos com os povos indigenas, lhes roubaram a terra, a vida, liberdade e tradições. E também a indiosonline, agora acrencentei aos meus favoritos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here