ÍNDIOS ON LINE é um canal de dialogo, encontro e troca.
É um portal de dialogo intercultural, que valoriza a diversidade, facilitando a informação e a comunicação para sete nações indígenas: Kiriri, Tupinambá, Pataxó-Hãhãhãe, Tumbalalá na Bahia, Xucuru-Kariri, Kariri-Xocó em Alagoas e os Pankararu em Pernambuco e para a sociedade em forma geral.
Os mesmos índios se conectam a internet em suas próprias aldeias, realizando uma aliança de estudo e trabalho em beneficio de suas comunidades e o mundo.

Nosso projeto começou com uma experiência piloto em abril de 2004. Foi depois aprovado pelo Ministério de Cultura para ser um Ponto de Cultura VIVA, mas atualmente estamos prestes a ficar OFF-LINE pelo demora do Ministério das Comunicações para cumprir seu compromisso de conectar as aldeias com GSAC.

Lamentavelmente nas aldeias não existem possibilidades de conexão discada ou WI-FI ou MAX… Estamos investigando possíveis parcerias que nos possibilitem um melhor desenvolvimento.

Solicitamos que nos enviem suas cartas de apoio e ou sugestões para resolver nossos problemas de conexão; como também ficamos receptivos a parcerias, doações e ou outro tipo de iniciativas que venham somar a este empreendimento.

O contraste para os preconceituosos é muito grande: INDIO NÃO É PARA USAR RELOGIO, MENOS CELULAR E MENOS AINDA COMPUTADOR. Para os integrantes de nossa Aliança, as TICS (Tecnologias de Informação e Comunicação) são as ferramentas mais fortes para buscar as mudanças. TIC não é traição à tradição, pelo contrario é adaptação, é resistência, é apoio, é crescimento, é caminho!
Para o imaginário coletivo índio é uma antíteses de computador, mas para os pensadores da post-modernidade, a exclusão dos indios não deve mais se agravar porque eles são o verdadeiro portal para uma nova humanidade.
Os índios foram massacrados todos estes anos pela falsa idéia de imagina-os contrários ao “progresso”, e hoje a Humanidade descobre que traçamos “o progresso da morte”, mas que ainda existe tempo de se reconciliar com a vida e incluir aos indios na construção de uma nova humanidade, mais justa e mais amorosa para todos.

Objetivos de INDIOS ON-LINE:
Facilitar o acesso à informação e comunicação para diferentes nações indígenas.
Estimular o diálogo intercultural.
Promover aos próprios índios a pesquisarem e estudarem as culturas indígenas.
Resgatar, preservar, atualizar, valorizar e projetar as culturas indígenas.
Promover o respeito pelas diferenças.
Conhecer e refletir sobre o índio de hoje.
Salvaguardar os bens imateriais mais antigos desta terra Brasil.
Disponibilizar na internet arquivos (textos, fotos, vídeos) sobre os índios nordestinos para Brasil e o Mundo.
Complementar e enriquecer os processos de educação escolar diferenciada multicultural indígena.
Qualificar índios de diferentes etnias para garantir melhor seus direitos.