Com a meta de demostrar nosso sofrimento, passamos em algums lugares. A campanha na realidade é um dialogo cultural que nós levamos para as salas de aula, tirando algumas duvidas que algumas pessoas têm em referencia a nós indios, nos discriminando pelo fato de nao ter conheciemeto. É a partir do dialogo que abordamos os assuntos refente aos indios, tirando todas as cuirosidades. O nosso povo Pataxo hahahae, aproveitando esta oportunidade, explica nosso sofrimento: discriminacao, odio, violaçao de direitos feito por grileiros, e por algumas pessoas da nossa sociedade brasileira.
Esta campanha que nós estamos fazendo têm como objetivo combater o racismo nas cidade do sul da Bahia, pois a primeira campanha que fizemos vimos um grande efeito reduzindo um pouco a violência contra o indio. Nesta campanha pedimos a colaboraçao de algumas pessoas de autoridade para nos ajudar nesta luta, pois até agora esta dando tudo certo.
A nossa campanha se inciou no 07/08/06, começando no municipio de Camacan, indo primeiro nas escolas, onde formos recebido por direitores, professores, secretarios. Contamos tambem com a presença da Prefeita Debora e de vereadores, e nos sentimos felizes com essa uniao pelo apoio que está nos dando.
Depois de tiramos todas as duvidas que os alunos tem referente a gente, finalizamos a palestra com um grande toré simbolizado a nossa cultura.
O que me deixou mais comovido foi em vê a curiosidade das criancas. Querem saber a nossa cultura, o insetivo de coragem que tinham em querer ajudar o meu povo. Desde já nós agadecemos a todos pela atencao que tivemos conosco, em receber nos indigenas nos seus colegio; a etnia pataxo hahahae agradece.

Anteciosamente: Geraldo