Desde 1982 havia somente uma estrada (estrada do correntão) nome dado, pois havia uma grande corrente para evitar o acesso de pessoas estranhas. Passava veículos apenas da FUNAI ou CIMI. Essa estrada foi de muita utilidade, pois nela várias vezes o carro da FUNAI transportou indígenas para o hospital da cidade, além de nós usar o caminhão da FUNAI para vender alimentação (como feijão, mandioca, banana, hortaliças, legumes, etc.). Quando que havia um problema no transporte pegávamos frete, mas carro vinha somente até o correntão pois não podia entrar na aldeia (era proibida entrada de estranhos) para transportar as verduras e frutas para venda. Aqui também havia um trator dado pela FUNAI que usávamos para arar a terra, pois trabalhávamos na agricultura. Havia também um ônibus que transportava Estudante indígena para estudar na cidade. A estrada era de barro e sempre bem cuidada.
Hoje Temos mais uma entrada para a região do salgado no caramuru, ela é ligada na rodagem que passa por Pau-Brasil e Itajú.
Estrada Pau - Brasil para Itajú

Essa importância que tinha a estrada antes, hoje ela triplicou, devido às melhorias financeiras que houve no decorrer do tempo, existem na aldeia muitos índios com meios de transporte móvel, que trafegam nessas estradas, além de vários ônibus escolares que passam todos os dias, por tanto ter elas em boas condições é um direito nossos.

Cituações Atuais

Aqui existem muitos meios de transporte como cavalo, bicicleta e etc. Mas é muito importante que as estradas seja cuidada porque de preferência o melhor e mas eficiente meio de transporte é o automóvel, por isso cabe ao prefeito da nossa região estar sempre cumprindo com suas obrigações e, deixando as estradas sempre em boas condições. Mas infelizmente hoje as estradas estão sendo um pouco abandonadas, No passado havia apenas uma entrada para o Caramuru, mas sempre era bem cuidada pelo órgão FUNAI, que no começo do seu trabalho cumpria com suas obrigações, hoje agente encontramos as estradas em situação precária, trazendo riscos a estudantes em ou em qualquer outra pessoa que esteja sendo conduzida em veículo.
Sabemos também que os motoristas profissionais têm que ter consciência deque, “se dirigir não beba e se beber não dirija”, para que sejam evitadas as fatalidades em qualquer que seja o trajeto, vamos caminhar de cabeça erguida e com fé em nosso pai tupã, nessa longa estrada da vida pelos caminhos precisos.

Por: HEMERSON PATAXó

hemersonpataxo@gmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. é isso mesmo meu jovem , só atraves de denuncias é que vamos mostrar ao mundo o que acontece em nossa região. Parabéns

  2. Parabéns pela matéria…
    Vamos continuar publicando a nossa historia para que as pessoas tenham informação e conhecimento do que passa na nossa aldeia.

    Fabricio Titiá

  3. Muito boa matéria…

    Porque fala a dificuldade de nós indígena que infrentamos todos os dias.

    Liliane.

  4. Muito bom o pelo seu trabalho amigo… Temos ser assim lutar pelo nosso direito fazer varias denúncias malta o nosso povo, pois esse projeto indiosonline é um meio de nós buscarmos melhoria para nossa comunidade; todos nos juntos forte e unidos vencemos os problemas que causa em nossa aldeia para parabéns pela matéria.

    Bainan Pataxo

  5. Hemerson:
    A sua matéria é excelente para todos… o comentário que esta exposto pelos os jovens neste dia estamos tendo oficina, estou ensinando eles como comentar matérias e posta, e manusear o computador que as poucos estão aprendendo, eles estão muito feliz por esses trabalho que estou fazendo… e aproveito estou fazendo um convite para você vim aqui me dá esta força porque não estou tendo muito tempo de ficar com eles por causa do meu estudo e quando eu tenho um dia livre venho para Água Vermelha ensinar eles… se vocês estiver disponível e vim nos ajudar sua vinda é muito últil pra todos.
    Grata:
    Yonana Pataxó Hãhãhãe

  6. Muito boa materia!!!!

    BEm explica e clara!!!!

    Será que nosso amigo ANTONIO PRADO já leu?

    E poderia se divulgar aos emails dos funcionarios da prefeitura, vereadores do Municipio e os Sindicatos e Outras Associações atuantes…..

    E ver se esssa estrada FICA MAIS DIGNA!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here