Hoje ao lado dos meus filhos estou sempre cultivando a cultura dos índios, aqui toda noite cantamos o Toré para fortalecer os nossos espíritos, fumamos o nosso cachimbo para afastar os mal e nos trazer a paz dentro da aldeia.

O cachimbo que nós usamos é feito pela própria mãe natureza, tudo começou quando meu filho João foi para a mata procurar sementes para fazer colar.

Ao chegar sentou-se numa arvore e começou a observar toda a natureza, quando começou olhar para o chão tinha vários cachimbos na terra maior e redondo, pequena e cumprida, ao pegar todos eles sentiram que cada um tinha dono diferente: o cachimbo redondo é das mulheres, e os cumprido são dos homens.

Observando que estes cachimbos são formados por arvores que dão frutos de bajes grossa, quando cai na terra é transformado no cachimbo bastante forte e perfurado no formato de por a madeira para fazer o cabo do cachimbo ou ser usado com campeou.

Como o cachimbo tem a sua especialidade de uso entre a nação. Eu Maria Izabel no momento estou usando o cachimbo cumprido permitido por um homem, (o meu filho), mas é pouco tempo que eu vou esta usando porque a mãe natureza vai fazer um para mim maio redondo que tenham bastante espaço para por as ervas.

Nós indígena sabemos que os encantados usam esses cachimbos para nos proteger e fortalecer o nosso povo.

Já presenteamos alguma pessoa com este sagrado cachimbo feito pela mãe natureza, pois ele não é feito pela ação humana é constituído pela força da mãe natureza.

Yonana Pataxó Hãhãhãe

yonana@indiosonline.org.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Muito legal esta historia!
    Izabel é uma aprendiz do amor e beleza da Natureza… por isso convive muito bem com os indios e cria SEIS!
    Abraço para a senhora, e guarde um cachimbo pra mim!

  2. Yonana, parabéns! Gostei muito da história. Continue trazendo histórias mágica, interessantes e curiosas como essa pra gente ficar cada vez mais sabidos sobre vocês. Beijo grande. Fique com Deus. Fuuuui. Ione Cardoso

  3. Nós Pankararu também usamos esses objetos para agradecer aos encantados pela sua proteção para conosco, então o cachimbo de vcs é natural, mas também tem o mesmo objetivo: afastar o mal e trazer o bem para dentro de nossa aldeia!!!
    Muito bonito esse costume, queria um dia conhecer esse cachimbo também!!!!
    Abraços:Aram Pankararu!!!

  4. Nós Pankararu também usamos esses objetos para agradecer aos encantados pela sua proteção para conosco, então o cachimbo de vcs é natural, mas também tem o mesmo objetivo: afastar o mal e trazer o bem para dentro de nossa aldeia!!!
    Muito bonito esse costume, queria um dia conhecer esse cachimbo também!!!!
    Abraços:Aram Pankararu!!!

  5. è um prazer conhecer um pouco mais da maravilhosa cultura indigena
    através de palavras simples de quem convive com ela. Maria Izabel, abraços!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here