Hoje ao lado dos meus filhos estou sempre cultivando a cultura dos índios, aqui toda noite cantamos o Toré para fortalecer os nossos espíritos, fumamos o nosso cachimbo para afastar os mal e nos trazer a paz dentro da aldeia.

O cachimbo que nós usamos é feito pela própria mãe natureza, tudo começou quando meu filho João foi para a mata procurar sementes para fazer colar.

Ao chegar sentou-se numa arvore e começou a observar toda a natureza, quando começou olhar para o chão tinha vários cachimbos na terra maior e redondo, pequena e cumprida, ao pegar todos eles sentiram que cada um tinha dono diferente: o cachimbo redondo é das mulheres, e os cumprido são dos homens.

Observando que estes cachimbos são formados por arvores que dão frutos de bajes grossa, quando cai na terra é transformado no cachimbo bastante forte e perfurado no formato de por a madeira para fazer o cabo do cachimbo ou ser usado com campeou.

Como o cachimbo tem a sua especialidade de uso entre a nação. Eu Maria Izabel no momento estou usando o cachimbo cumprido permitido por um homem, (o meu filho), mas é pouco tempo que eu vou esta usando porque a mãe natureza vai fazer um para mim maio redondo que tenham bastante espaço para por as ervas.

Nós indígena sabemos que os encantados usam esses cachimbos para nos proteger e fortalecer o nosso povo.

Já presenteamos alguma pessoa com este sagrado cachimbo feito pela mãe natureza, pois ele não é feito pela ação humana é constituído pela força da mãe natureza.

Yonana Pataxó Hãhãhãe

yonana@indiosonline.org.br