Brasil, mostra a sua cara!!

Queridos amigos, parentes e visitantes,

Estou realmente indignada e muito triste.

Hoje foi feita a abertura oficial da Copa de 2014 que se realizará aqui no Brasil. Foi feita um vídeo de apresentação do Brasil com várias imagens do Brasil… foi mostrado representantes das mais variadas culturas presentes aqui no Brasil e em nenhum momento foi mostrado os povos indígenas. É como se não existíssimos!! Só apareceu um índio no vídeo que mostrava o símbolo da Copa, quando apareceu a cidade de Manaus.

Nós indígenas estamos em praticamente todos os Estados Brasileiros! De Norte a Sul do País!!! Somos 600 mil indígenas em 223 povos diferentes e 180 línguas faladas!

Como pode isso? Quando o Brasil foi INVADIDO nós povos indígenas, legítimos donos deste território já estávamos aqui e hoje somos negados.

Passaram-se anos acreditando que nós indígenas iríamos nos integrar à comunidade nacional e aos poucos desaparecer… mas nós somos fortes, guerreiros e estamos presentes hoje e estaremos por muitos e muitos anos!

Awêre!!



Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Advogada Indígena, militante social pelos Direitos Humanos Indígenas. Potyratupinamba@indiosonline.org.br

2 COMENTÁRIOS

  1. Ola querida Ivana sua matéria mostra o quanto que o Brasil precisa se desenvolver em “cidadania”,eu acreditava que na proxima copa nós indigenas seriamos como um tezouro que permaneceu intacto por gerações e que iriamos
    sevir de incetivo para promover a igualdade.
    Pra que tantos pedidos escrito” diga não ao racismo” é!esse é o Brasil.
    parabéns.

  2. Vc é como eu, adoro futebol….
    ki bom ki a copa do mundo de 2014 será aki
    no nosso país…
    Pelo menos temos a chance de leventar
    a taça aki em nossa casa….
    boa materia……….

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here